Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

29/11/2012 - Cultura
Exposição faz abordagem lúdica do boi de mamão
Mostra abre às 20h, no Forte Santa Bárbara, com apresentação do Seo Maneca, Trio Gente da Terra e Boi de mamão do Itacorubi

foto/divulgação: Marcelo Calazans

Boi Pandorga

Um dos folguedos mais populares da Ilha de Santa Catarina ganha uma abordagem lúdica na exposição “Boi de Mamão da Tradição”, do artista plástico Marcelo Calazans Ribeiro. A mostra será aberta nesta quinta-feira (29), às 20h, na sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), no Forte Santa Bárbara. O personagem seo Maneca e o Trio Gente da Terra farão uma participação especial no evento, que terá também apresentação do Boi de Mamão do Itacorubi.

 

Com curadoria do artista plástico Jone Cezar de Araújo, a exposição conta com apoio da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, Instituto Cultural e Presepista Ilha de Santa Catarina e Portal Cultural do Manezinho da Ilha.

 

Ao todo, são 18 quadros com a temática do boi de mamão e dois com homenagens a personalidades ligadas à cultura popular. As obras podem ser vistas no período de 30 de novembro a 28 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com entrada franca.

 

A mostra retrata novos personagens criados pelo artista, mesclando a figura do boi presente nos folguedos locais com outras manifestações culturais tradicionais da Ilha de Santa Catarina. O público vai poder conferir o Boi Divino, Boi Engenho, o Boi Pandorga e o Boi Rendeira, entre outros. 

 

 

 

Paixão pela cultura local

 

Nascido em Florianópolis, Marcelo Calazans Ribeiro iniciou nas artes plásticas aos 12 anos, mantendo em sua obra uma forte ligação com temas e paisagens do cotidiano da cidade, em especial, relacionados à identidade cultural de base açoriana. Autodidata, Calazans realizou a primeira exposição artística por meio do projeto “Intercâmbio Cultural”, em 1975, promovida pela antiga Diretur, hoje absorvida pela Fundação Franklin Cascaes.    

 

Entre mostras individuais e coletivas realizadas ao longo da carreira destacam-se ‘Salão de Novos Artistas’, no Centro Integrado de Cultura - CIC (1999) e ‘Minha Terra’, realizada de 2000 a 2004 em vários locais, marcando o retorno às artes plásticas após 25 anos. Seguiram-se outras participações como a exposição alusiva ao ‘Aniversário de Florianópolis’, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE (2005) e na Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (2005).

 

Em 2012, reunindo novos trabahos, Marcelo Calazans Ribeiro escolheu a temática do boi de mamão para mais uma vez declarar amor à cidade onde nasceu. O local da exposição não foi escolhido por acaso. Além de abrigar a sede da Fundação Franklin Cascaes, instituição que incentivou o início da carreira artística, foi nas imediações da fortaleza histórica que ocorreu a primeira apresentação pública de boi de mamão que se tem notícia em Florianópolis.

 

"Segundo registro do escritor José Arthur Boiteux, no livro Águas Passadas (1930), em dezembro de 1871, o então presidente da província de Santa Catarina, Dr. Joaquim Bandeira Gouvea, pediu ao seu secretário que convidasse o mestre vaqueiro para trazer o boi de mamão que tinha sede nas imediações do Forte Santa Bárbara para se apresentar em frente ao palácio do governo" explica Marcelo Calazans. O antigo Palácio do Governo abriga atualmente o Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, na Praça 15 de Novembro. 

  

Serviço:

 

O Quê: “Exposição Boi de Mamão da Tradição”

 

Quando: Quinta-feira (29/11) – 20h / abertura

              Visitação de 30 de novembro a 28 de dezembro

              Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

 

Onde: sede da Fundação Franklin Cascaes

          Forte Santa Bárbara      

          Rua Antônio Luz nº 260 – Centro 

 

 


galeria de imagens