Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

02/12/2012 - Cultura
Cinema e Direitos Humanos em Destaque na Capital
Mostra tem 37 filmes de oito países, incluindo longas-metragens brasileiros, e sessões com audiodescrição e closed caption

foto/divulgação: Divulgação / MinC

Programação será exibida gratuitamente em todo Brasil

Florianópolis recebe de 3 a 8 de dezembro a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Em 2012 serão exibidos 37 filmes de oito países, abordando questões relacionadas aos direitos da mulher, dos indígenas e da população carcerária, acessibilidade, igualdade racial, entre outros temas. O evento acontece no Cesusc, em Santo Antônio de Lisboa, com entrada franca.

 

Promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC, a mostra conta com patrocínio da Petrobras e apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e tem como objetivo incentivar a reflexão e o diálogo para construção de um país socialmente justo, plural e solidário.

 

Com o objetivo de celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, o evento vai exibir filmes produzidos recentemente nos países sul-americanos, criando espaços para que produtores e demais profissionais do cinema possam divulgar trabalhos relacionados aos Direitos Humanos.

 

A programação da mostra traz longa-metragens inéditos no Brasil, selecionados entre 255 produções inscritas. Os filmes serão exibidos em 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal até 20 de dezembro, conforme agenda de cada município. Também serão oferecidas sessões com audiodescrição e closed caption. Nos filmes nacionais, destacam-se participações de Denise Fraga, Simone Spoladore, Bruno Perillo, Antônio Petrim, Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes e Ângelo Antonio.

 

Este ano, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul vai homenagear o cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade.  Reconhecido mundialmente pela sensibilidade e capacidade de ouvir o outro, Coutinho registrou em seus trabalhos as emoções e aspirações do povo brasileiro. Entre suas obras destacam-se"Cabra Marcado Para Morrer"(1984), obra premida no Festival de Berlim e que revela o cotidiano de camponeses; “O Fio da Memória” (1991), mosaico sobre a experiencia negra no Brasil a partir da figura de um artista popular; e “Santo Forte” (1999), um mergulho na intimidade de católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca.

 

Programação em Florianópolis - CLIQUE AQUI

 

O Quê: 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

Quando: de 3 a 8 de dezembro.

Onde: Cesusc. Rodovia SC 401, Km 10, Trevo de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis.

Quanto: gratuito

 

http://www.cinedireitoshumanos.org.br