Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

26/03/2013 - Cultura
Dia do Circo e do Teatro tem programação especial
Atividades culturais integram projeto Território das Artes, promovido pela Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Divulgação / Dale Circo

Pituca da Rosa e Chico Chan comandam o espetáculo 'La Conquista'

Com apresentações teatrais gratuitas e um cortejo pela cidade, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) comemora o Dia Nacional do Circo e Dia Internacional do Teatro nesta quarta-feira (27).  A programação acontece na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, às 10h e 15h, com encenação do espetáculo “La Conquista”, da Companhia Dale Circo. Às 18h, as atividades ocorrem no Forte Santa Bárbara, de onde sairá um cortejo com a Banda da Lapa e Coletivo Circo Floripa, pelas ruas do Centro.

 

Realizado em parceria com o Sesc/SC, o espetáculo La Conquista, apresenta o universo peculiar dos palhaços Pituca da Rosa e Chico Chan. Com duração de 50 minutos, a encenação propõe a interação com os dois personagens, oriundos de diferentes culturas. Pituca e Chan dialogam a partir de suas referências, trazendo ao público surpresas, indagações e desafios, fazendo das artes circenses a linguagem universal.

 

Ana Paula Grigoli (Pituca da Rosa) e Carlos Velazquez (Chico Chan) atuam juntos desde 2009, unindo humor e habilidades circenses para montar números cômicos na Cia Dale Circo. Nas ações pedagógicas que realiza com oficinas de circo para crianças e adolescentes, a dupla transita entre diversas técnicas como o malabarismo, acrobacias individuais e em grupo, trapézio, equilibrismo, maquiagem artística e figurinos. 

 

Homenagens

 

De acordo com informações do Centro de Memória do Circo, da Prefeitura de São Paulo, o Dia Nacional do Circo foi criado em homenagem a Abelardo Pinto, o palhaço brasileiro Piolin. Por mais de 30 anos, ele comandou o Circo Piolin, herdado de seu pai, onde foi contorcionista, acrobata, músico e palhaço.

 

Nascido em 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto (SP), Piolin sempre esteve engajado aos movimentos culturais do país, divulgando as artes circenses como forma de expressão. Em 1929, Mário e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia e Anita Malfati, entre outros artistas fizeram uma festa de aniversário para o palhaço, batizada de “Festim Antropofágico”.

 

Numa época em que nem o circo e nem o teatro tinham ainda um dia especial para comemoração, o evento marcou o reconhecimento dos modernistas brasileiros a Piolin como o maior ator cômico do Brasil. A partir de 1972, o dia 27 de março passou a ser comemorado como Dia Nacional do Circo.

 

A data também marca o Dia Internacional do Teatro, instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1961, quando da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. No Brasil, o Dia Nacional do Teatro é celebrado em 19 de setembro.

 

Serviço:

 

O Quê: Homenagem ao Dia Nacional do Circo e Dia Internacional do Teatro

 

Quando: quarta-feira (27)

 

Quanto: gratuito

 

Programação

 

10h e15h    Espetáculo “La Conquista”

                 Companhia Dale Circo / Parceria com o Sesc

                 Casa das Máquinas 

                  Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

 

18h             Dia do Teatro e do Circo

                   Cortejo do Coletivo Circo Floripa e Banda da Lapa

              Saída: Forte Santa Bárbara

                       Rua Antônio Luz, 260 - Centro

              Cortejo: Praça Fernando Machado/ Largo da Alfândega / Calçadão da Rua Felipe Schmidt/   Praça 15 de Novembro / Largo da Catedral / Forte Santa Bárbara


galeria de imagens