Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

27/03/2013 - Cultura
Show e cinema em Santo Antônio de Lisboa
Programação integra projeto Território das Artes, promovido pela Prefeitura Municipal e Fundação Franklin Cascaes em diversos bairros

foto/divulgação: Divulgação / Banda Brasil Papaya

Banda tem raízes no rock and roll

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) promove exibição de filmes ao ar livre e apresentação da banda Brasil Papaya, nesta quinta-feira (28), na comunidade de Santo Antônio de Lisboa. As atividades gratuitas acontecem a partir das 19 horas, na Praça Roldão da Rocha Pires, integrando as comemorações do aniversário da cidade.

 

Essas e outras ações culturais estão inseridas no projeto Território das Artes, que pretende transformar a cidade em um espaço de ocupação e convivência artística. A iniciativa visa propiciar aos moradores o contato permanente com diferentes expressões das artes e da cultura.

 

Serão exibidos em Santo Antônio de Lisboa os filmes Documentário, de Rafael Favareto Schlichting; Qual queijo você quer?, de Cíntia Bittar; e Blackouts, de Marco Stroisch. A sessão encerra as atividades do Cinema Itinerante nas Comunidades, realizado no período de 7 a 28 de março, em parceria com o Fundo Municipal de Cinema, totalizando 20 exibições em diversos bairros.

 

Brasil Papaya 

 

Como parte da ação cultural Concertos Improváveis, o projeto Território das Artes apresenta à comunidade de Santo Antônio de Lisboa o som da banda Brasil Papaya. Misturando ritmos musicais bem distintos, o grupo transita do jazz ao funk, mantendo a roupagem do rock and roll.

 

A banda iniciou em 1993, em Laguna, com os irmãos guitarristas Eduardo e Renato Pimentel. Depois, recebeu dois novos integrantes, adquirindo a formação de quarteto. Em 1994, transferiu-se para Florianópolis, onde realizou a primeira apresentação ao vivo e não parou mais de fazer shows.

 

Com dois discos autorais lançados – Brasil Papaya (1997) e Esperanza (2006), o grupo lança em maio o terceiro trabalho, o DVD 18 Anos de Instrumental, com show no Teatro Ademir Rosa, no CIC. A banda é formada atualmente por Alex Paulista (bateria e percussão), Baba Júnior (contrabaixo e baixolão), Eduardo Pimentel (guitarra, violão, bateria) e Renato Pimentel (guitarra, violão, bandolim).

 

Serviço:

 

O quê: Exibição de filmes e apresentação da banda Brasil Papaya 

             (Projeto Território das Artes / Fundação Franklin Cascaes) 

Quando: quinta-feira (28) – 19h
Onde: Praça Roldão da Rocha Pires – Santo Antônio de Lisboa

Quanto: gratuito
 

OBS: em caso de chuva a exibição de filmes será realizada no Clube Avante e a apresentação da banda será transferida para outra data

Informações: (48) 3324-1415 / Diretoria de Artes-FCFFC

                       (48) 3224-6591 / Funcine

 

FILMES / SINOPSES

 

“Documentário”, de Rafael Favareto Schlichting

(Documentário/25'/ SC/ 2012)

 Sinopse: Documentário de depoimentos e encenações sobre o processo estético do diretor de cinema Rogério Sganzerla.

 

Qual queijo você quer?”, direção de Cíntia Bittar

(Ficção/12’/ SC/ 2011)

Sinopse: Margarete é uma senhora de setenta e cinco anos que tem um súbito ataque de raiva quando seu marido – de mesma idade – pergunta, enquanto eles jogam baralho, se ela pode trazer um queijo da venda.

 

 “Blackouts” direção de Marco Stroisch. (Ficção/18’/SC/2003)  

Sinopse: BlackOuts gira em torno do apagão ocorrido no final de 2003, que deixou a ilha às escuras por quase 60 horas.A história traz recortes bem-humorados da influência do evento no cotidiano dos moradores da ilha. Um deles trata de uma discussão de relacionamentos de um casal


galeria de imagens