Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

07/04/2013 - Cultura
Debate cultural propõe “Encontro com Lacan”
Exibição de filme e debate integram a programação do Café Antropológico, promovida pela Fundação Franklin Cascaes em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina

foto/divulgação: Divulgação / NAVI

Jacques Lacan

“Um Encontro com Lacan” é o tema do evento Café Antropológico, que acontece nesta segunda-feira (8/04), com exibição de documentário e debate cultural sobre um dos mais controversos pensadores da psicanálise.  A promoção é do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI/UFSC), em parceria com o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC) e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).  A atividade acontece às 20h, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, com entrada franca.  

 

Participam das discussões o professor Claude Mercier, da Escola Lacaniana de Psicanálise (França) e a pesquisadora Caterina Rea, do NIGS/UFSC, doutora em Filosofia pela Université de Louvaim (Bélgica). O evento tem ainda como convidados a professora Miriam Grossi, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFSC, e o pesquisador Felipe Bruno, do NIGS/UFSC, que vão auxiliar na tradução do debate. 

 

No encontro cultural será exibido o documentário “Rendez Vous Chez Lacan” (Um Encontro com Lacan), de Gérard Miller. Produzido em 2011, com 52 minutos de duração, o filme conta a história do psiquiatra, nascido em uma família católica de classe média no século 20, que se destacou no exercício prático e teórico da psicanálise defendendo teorias que geraram fortes polêmicas entre colegas de profissão.

 

O filme traz depoimentos de antigos analisandos de Jacques Lacan e dos psicanalistas Eric Laurent, Jacques-Alain Miller e Judith Miller. Com a ajuda do irmão, Jacques-Alain, um dos maiores pupilos de Lacan, Gérard Miller tenta desvendar a personalidade do psiquiatra francês que até hoje é considerado um dos mais instigantes e controversos pensadores da história da psicanálise.

 

O Café Antropológico consiste em uma série de encontros culturais periódicos para ampliar a discussão sobre a produção audiovisual ligada às artes e à cultura no contexto das relações humanas e sociais. A atividade integra o projeto Território das Artes, lançado pela Fundação Franklin Cascaes com o objetivo de ocupar e qualificar equipamentos culturais e espaços públicos no município. A iniciativa visa proporcionar aos moradores da cidade o contato e o reconhecimento das artes e da cultura, sob um novo olhar de apreciação estética. 

 

O quê: Café Antropológico – Um Encontro com Lacan / Debate Cultural

        Exibição do filme Rendez Vous Chez Lacan (doc/ 52’/França/2011)

Quando: segunda-feira (8/04) – 20h

Onde: Casa das Máquinas

           Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 – Lagoa da Conceição

           (48) 3232-1514

Quanto: gratuito


galeria de imagens