Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/04/2013 - Cultura
Café Antropológico debate videoclipes de Madonna
Debate cultural na Casa das Máquinas tem participação da professora Marie-Hèlene Bourcier, figura polêmica do ativismo lésbico e queer francês

foto/divulgação: Divulgação / UFSC

Evento acontece na Casa das Máquinas

Desde que estreou, na década de 1980, a cantora Madonna conquistou fama e fortuna, ditou moda e rompeu tabus, afirmando-se como mulher independente, sexy e poderosa.  Mas até que ponto a estrela pop contribui para o feminismo? O assunto é um dos temas em debate nesta quarta-feira (24), no Café Antropológico com a professora Marie-Hèlene Bourcier, figura polêmica do ativismo lésbico e queer francês. A atividade acontece às 20h, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, com entrada franca.  

 

O encontro cultural, que chega à terceira edição, é organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), em parceria com o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O Café Antropológico visa ampliar a discussão sobre a produção audiovisual ligada às artes e à cultura, com abordagens no contexto das relações humanas e sociais.

 

Marie-Hèlene Bourcier tem diversos livros e artigos publicados sobre cultura, teoria queer e subculturas sexuais, feminismos e pós-feminismos, minorias e políticas de identidade na França e no exterior. A professora é convidada do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina para ministrar palestras na UFSC.

 

Palestras na UFSC

 

Na quinta-feira (25), às 18h30, Marie-Hèlene Bourcier fala sobre “Queer Zones I”, na Sala Carolina Bori, do Departamento de Psicologia (CFH), em uma intervenção na disciplina de graduação “Sexualidades, Homo-Transexualidades e Teoria Queer”. Na sexta (26), às 10h30, a professora ministra a palestra “Queer Zones II”, em intervenção na disciplina de pós-graduação “Teorias Feministas e Estudos de Gênero”. O evento será na Sala 110 da Antropologia (CFH).

 

Marie-Hélène Bourcier é professora da Université de Lille III, formada na Ecole Normale Supérieure de Fontenay-aux-Roses  em Letras Modernas e com doutorado em Ciência da Comunicação, Informação e Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1998).  Professora visitante na Universidade de Nova York (2001) e tradutora de Monique Wittig e de Teresa de Lauretis, Bourcier escreveu  vários livros de referência para os estudos queer na França: “Queer zones” (em três volumes) e “Comprendre le féminisme?” (2011).

 

Serviço: 
 

O Quê: Café Antropológico – Madonna

Quando: quarta-feira (24/04) – 20h

Onde: Casa das Máquinas

          Rua Henrique Veras do Nascimento, fundos, nº 50

          Lagoa da Conceição

          (48) 3232-1514

Quanto: gratuito

 

 

 

O Quê: Palestra aberta – Queer Zones I

      Intervenção na Disciplina “Sexualidades, Homo-Transexualidades e Teoria Queer” (Graduação)

Quando: quinta-feira (25/04) – 18h30

Onde: Sala Carolina Bori, Psicologia (CFH)

Quanto: gratuito

 

 


O Quê: Palestra aberta – Queer Zones II

     Intervenção na Disciplina “Teorias Feministas e Estudos de Gênero”

            (Pós-Graduação)
Quando: sexta-feira (26/04) – 10h30

Onde: Sala 110, Antropologia (CFH)

Quanto: gratuito

 

*Com informações do NIGS/UFSC