Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

19/06/2013 - Cultura
História e arquitetura de Florianópolis
Obra que será lançada nesta sexta-feira (21) traz fotografias de Anthony Caronia, com textos da multiartista Silvana Leal e da arquiteta Eliane Veras da Veiga, da Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Anthony Caronia

Livro será lançada na Casa da Memória

A experiência visual de olhar a cidade buscando a essência histórica, beleza e a riqueza das obras arquitetônicas produzidas pela cultura local é a síntese do livro Florianópolis: História e Arquitetura, que reúne imagens do fotógrafo italiano radicado no Brasil, Anthony Caronia, e traz textos da arquiteta e urbanista Eliane Veras da Veiga, e da multiartista Silvana Leal. A obra, que apresenta um olhar estético, poético e histórico sobre a cidade, será lançada nesta sexta-feira (21), às 18h30, na Casa da Memória, no Centro. O evento tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

 

Editado com apoio do Ministério da Cultura (MinC), da Tractebel Energia e do Projeto Fortalezas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o livro constitui-se um registro quase espontâneo e assistemático, além de ser um depoimento visual sobre a cidade histórica com interpretações da arquitetura. Mais do que um olhar estético e um passeio errante pela cidade, a introdução ao universo arquitetônico tradicional contribui para criar uma estrutura que agrega suporte intelectual ao preservacionismo brasileiro.

 

Fundada no século 17, Florianópolis reúne em sua paisagem sinais que remontam à presença pré-cabralina de cerca de 8 mil anos, passando pela paisagem construída pelos conquistadores europeus – com aporte indígena e africano – e pelo homem brasileiro em sua multiculturalidade. Ao longo dos séculos, essas marcas foram estampadas nas linguagens da arquitetura, com destaque para os estilos colonial, neoclássico, eclético, art nouveau e art déco, empregados até o  século 20, sucessivamente.

 

A atmosfera clicada por Anthony Caronia faz um recorte na paisagem de vinte séculos e mostra testemunhos das vivências, ternas velharias ou distintas evocações do passado, de maneira poética e estética, sem pretender se aprofundar em circunstâncias físicas, econômicas e culturais que lhes deram origem e justificaram os usos. Através das fotografias é possível ampliar e difundir o respeito pelo conhecimento e pela preservação do patrimônio histórico-arquitetônico do Brasil estampado na paisagem de Florianópolis.

 

Anthony Caronia (fotos) – Nascido em Roma, Itália, em 1968. Mora atualmente em Florianópolis, Santa Catarina. A paixão pela fotografia tece origem nos desertos do Qatar (1986), onde documentou a modernização dos beduínos. Desde então, viajou muito, retratando diferentes culturas e costumes, como por exemplo, a dos ciganos na Itália, na França, na Bulgária e nos Estados Unidos; cerimônias maias na Guatemala e no México; religião e folclore no Brasil e em Cuba. Fez várias exibições e publicou diversos livros, entre eles, Afro-Cuba (Suíça, 2011, Benteli Halzwag); Playa Del Alma (México, 2005, Pinacoteca 2000 Editores); Children First (EUA, 1998, A Bullfinch Press Book) e Costiera Amalfitana (Itália, 1993, Tulio Pironti Editore).

 

Eliane Veras da Veiga é arquiteta e urbanista, mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, especialista em Reabilitação de Conjuntos Urbanos, pela FAU-USP e, em Arquivologia, pela UFSC. Técnica do Instituto de Planejamento Urbano, desde 1983, trabalha há 17 anos com história oral e memória na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Publicou os livros Florianópolis: memória urbana (2010, 3ª ed.); Fortificações catarinenses: introdução ao seu estudo (1990, 2ª ed.); Transporte coletivo em Florianópolis: origens e destinos de uma cidade à beira-mar (2004);  Anhatomirim: fortalezas multimídia – CD-ROM (2000, coautoria de pesquisa e textos), O voo da pandorga mágica (2012, literatura infantil), entre outros títulos.

 

Silvana Leal é artista multimeios, desde o início de sua carreira trabalha com a fotografia e a literatura como suportes básicos de seu trabalho. Na fotografia, sua área de pesquisa, permeia o estudo do imaginário, por meio de experiências com modelos vivos, natureza, textura e a paisagem urbana. Publicou os livros Erotismo Proibido nos Lábios: em palavras e imagens (2001), Todocorpo (2007) e Palavra Açúcar (2012). Atualmente, Silvana vive em Florianópolis, SC.

 

Serviço:

 

O Quê: Lançamento do Livro Florianópolis – História e Arquitetura

             (Ed. Escrituras, 162 páginas, R$ 95)

            Fotografias: Anthony Caronia

            Textos: Eliane Veras da Veiga e Silvana Leal

 

Quando: sexta-feira (21/06) – 18h30

 

Onde: Casa da Memória / Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

           Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro

 

Quanto: gratuito

 

* Com informações da assessoria de imprensa da Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda.