Secretaria Municipal de Administração

22/01/2014 - Administração
Prefeitura economiza com veículos locados
Custo será metade do que foi gasto apenas com oficina em 2012

foto/divulgação: SMA

Prefeitura moderniza frota de veículos

A Prefeitura de Florianópolis vai economizar cerca de R$ 3 milhões por ano com a substituição de parte da sua frota de veículos próprios por veículos locados. Em 2012, o custo aos cofres públicos apenas com oficina foi da ordem de R$ 6,4 milhões.

 

Com o novo contrato, que por licitação definiu a empresa Disk Car como fornecedora de 82 automóveis, o desembolso da Prefeitura será de cerca de R$ 3 milhões/ano, uma economia de mais de 50%.

 

Pelo contrato, a empresa deve disponibilizar 82 veículos com assistência 24 horas, efetuar todas as manutenções e revisões preventivas ou corretivas nos veículos sem ônus para a Prefeitura, o que reduz consideravelmente os gastos com oficinas. Todos os veículos locados são segurados e isso garante que a Prefeitura fique isenta de gastos em ocorrências diversas como roubos e colisões.

 

Nos últimos três anos, os gastos com serviços e peças foram altos. Em 2011 a Prefeitura gastou R$ 5.093.322,79 e em 2012 os custos chegaram a R$ 6.404.157,11. Em 2013, a atual administração conseguiu diminuir os gastos para R$ 3.930.944,31. Em 2014, com a locação dos novos veículos a Prefeitura calcula economia de 20% em relação ao último ano.

 

O processo de modernização da frota municipal é acompanhado pela Secretaria Municipal de Administração, que instaurou no ano passado um novo sistema de gestão da frota de veículos, a fim de gerar economia aos cofres públicos.

 

O novo sistema permitiu o cálculo real dos gastos com combustível e manutenção dos veículos da frota antiga, que dispunha de veículos velhos e sucateados e que apresentam problemas constantes e por isso serão substituídos.

 

Atualmente, a Prefeitura possui 610 veículos e deve leiloar 80 que não suprem mais as demandas operacionais das Secretarias. O valor arrecadado com os leilões também será revertido para o gerenciamento da nova frota. Hoje, a idade média dos veículos é de 14 anos, entre modelos anos 90 e 2000 em sua maioria. Os mais antigos são uma Carregadeira Michigan de 1972 e um Caminhão Mercedes 1513 de 1975.

 

Os 82 veículos locados já têm destino certo: cinco serão destinados à Secretaria da Casa Civil, dois para a FLORAM, um para a Fundação Franklin Cascaes, um para a Fundação Municipal de Esportes, um para o IGEOF, quatro para o IPUF, um para a Procuradoria-Geral do Munícipio, dois para a Secretaria da Administração, três para a Secretaria da Fazenda, três para a Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental, um para a Secretaria de Assistência Social, um para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, sete para a Secretaria de Defesa do Cidadão, 13 para a Secretaria de Educação, três para a Secretaria de Mobilidade Urbana, cinco para a Secretaria de Obras, dois para a Secretaria da Pesca, um para a Secretaria de Planejamento e Gestão, 16 para a Secretaria da Saúde, um para a Secretaria de Turismo, dois para a Secretaria do Continente, seis para a SMDU e um para a Secretaria da Cultura.

 

A modernização da frota também vai garantir melhores condições de trabalho aos servidores das Secretarias e isso vai refletir na prestação de serviços à população de Florianópolis: “Quando assumimos, havia uma dificuldade muito grande de transporte em todas as Secretarias. Os gastos também precisavam ser diminuídos. Com a modernização da frota, vamos conseguir trazer melhores condições de trabalho para os servidores desenvolverem suas atividades, e, o mais importante de tudo, vamos conseguir gerar economia, através da locação, reavaliação dos contratos de manutenção e implementação do controle da frota”, disse Gustavo Miroski, Secretário de Administração.