Secretaria Municipal de Administração

08/03/2016 - Administração
Greve: os avanços da negociação
PMF apresenta cláusulas onde há consenso com o sindicato

foto/divulgação: SMA

Prefeitura sinaliza os avanços na negociação com o sindicato

Contrária ao posicionamento intransigente adotado pelo Sintrasem durante a greve, a Prefeitura de Florianópolis torna públicos alguns avanços já negociados com o sindicato até o momento.

 

A Prefeitura destaca que, das 22 cláusulas apresentadas pelo sindicato nesta data-base, 50% provocam impacto financeiro direto no orçamento do Município e colocam em risco o pagamento em dia da folha dos servidores.

 

Para os outros 50% da pauta, o posicionamento da Prefeitura é favorável, ou parcialmente favorável, fato que sinaliza os avanços já obtidos em mesa de negociação, e contraria as afirmações do Sintrasem de que a Prefeitura não tinha concordado com nenhuma cláusula na data-base deste ano.

 

Entre as dez cláusulas que já avançaram, a Prefeitura destaca a de número 7, referente à realização de concurso público; a de número 14, referente à segurança nos locais de trabalho, e a de número 18, sobre as unidades de Assistência Social (todas as cláusulas apresentadas pelo Sintrasem podem ser conferidas em documento para download ao final deste texto).

 

A Prefeitura de Florianópolis reforça ainda que, se atendesse somente às cláusulas de reposição salarial e de aumento real propostas pelo sindicato na data-base de 2016, teria de investir, por ano, cerca de R$ 1,9 bilhão na folha de pagamento dos servidores, valor que corresponde ao dobro da receita anual do Município, e, portanto, impraticável financeiramente.

 

Desta forma, a Prefeitura reitera que mantém a mesa de negociação aberta, mas espera que o sindicato respeite a liminar da Justiça que estabelece o retorno dos servidores integralmente nas áreas da saúde, educação e assistência social. Paralelamente, aguarda uma proposta realista da categoria para continuar a negociação. 


LEIA MAIS:

Greve: o que funciona na Saúde nesta tarde