home >
APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Educação do Município de Florianópolis tem se destacado no apoio e parceria às políticas educacionais nacionais, indo ao encontro da visão de “Ser uma rede de ensino público municipal inovadora com qualidade social da educação, gestão e práticas pedagógicas humanistas”. Para tanto, realiza anualmente o Congresso de Educação Básica - COEB que, em sua VII edição, terá como tema "Docência na sociedade multitelas". Esse evento busca assegurar a produção e a difusão de conhecimentos na perspectiva de garantir a formação continuada aos profissionais da educação como componente essencial da profissionalização docente, por meio da articulação entre a pesquisa e o ensino.

 

 

JUSTIFICATIVA


Para o ano de 2018, surge a necessidade de ampliar o debate sobre as especificidades, saberes e práticas da Docência na interface com as discussões atuais sobre o Currículo da Educação Básica, compreendendo que ambos são, na contemporaneidade, objetos de estudos fundamentais para a melhoria da qualidade da educação e para o exercício pleno da cidadania. 


O evento intenciona fomentar o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação por meio de conferências, palestras, relatos de experiência e pesquisas na temática proposta. Esse processo pretende contribuir na avaliação da ação pedagógica nas unidades educativas do município de Florianópolis a fim de provocar mudanças paradigmáticas com vistas à complexificação e qualificação dos processos pedagógicos atuais.

 


OBJETIVOS


  • Promover a reflexão sobre a prática educacional e contribuir para o aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político do profissional docente.
  • Promover o debate dos processos que qualificam a práxis educativa, visando a excelência da prática docente no cotidiano escolar e a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.
  • Promover ações formativas que possibilitem a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica no município de Florianópolis e a qualificação da prática pedagógica no cotidiano escolar.
  • Contribuir para a qualificação formação continuada dos profissionais da educação por meio de conferências, palestras, relatos de experiência e pesquisas na temática proposta.
  • Oportunizar a socialização de relatos de experiência e de pesquisas acadêmicas, que promovam a divulgação de conhecimentos referentes a educação básica produzidos na pós-graduação e nas práticas pedagógicas, consolidando assim, o protagonismo dos professores/pesquisadores que atuam nas redes públicas.

 

 

UM BREVE HISTÓRICO


Realizado desde 2011, o Congresso de Educação Básica aborda assuntos relacionados à Educação Básica e às suas especificidades, relacionando-os aos saberes e às práticas vivenciados no cotidiano escolar. O 1º COEB, que se realizou em 2011, tratou do tema "Aprendizagem em Contexto". O 2º COEB, relizado em 2012, abordou a temática "Aprendizagem e Currículo". A 3º edição do COEB de 2013, discutiu a "Qualidade na Aprendizagem". O 4º COEB, de 2014, tratou da "Educação Integral e o Tempo Integral". No 5º COEB, que ocorreu em 2015, foi contemplada a questão da "Educação Básica e a Indissociabilidade de suas etapas de ensino". O 6º COEB, que aconteceu em 2016, tratou dos "Desafios da Educação Contemporânea".