home >
Regulamento do Concurso da Capa do IPTU 2013

CONCURSO JOVEM INOVADOR - CARNÊ DO IPTU/2013

 

Tema: "Ações que contribuem para uma Florianópolis mais inclusiva".

 

 

REGULAMENTO

 

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal da Receita da Prefeitura de Florianópolis promovem o concurso de desenho sobre a cidade com o tema "Ações que contribuem para uma Florianópolis mais inclusiva". 

 

Podem participar do concurso, todos os estudantesdo 6º ano à 8ª série das Unidades Educativas de Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

 

Caberá à equipe pedagógica a responsabilidade pelos encaminhamentos e desdobramentos do concurso na unidade educativa.

 

Objetivos:

  • Dar visibilidade à criatividade dos estudantes por meio de um documento que chega à grande parte dos moradores da cidade – o carnê do IPTU – e por meio do site da Prefeitura de Florianópolis.
  • Incentivar os estudantes a produzirem um desenhosobre a visão de cada um sobre “Florianópolis, uma cidade mais inclusiva”.

Histórico:

Desde 2008, a Secretaria Municipal da Receita e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis realizam um concurso de desenho para escolher a capa do carnê do IPTU.

O concurso é realizado entre os alunos do 1º ano à 8ª série e envolve a cada ano diferentes temas emodalidades. O objetivo do concurso é estimular a reflexão entre os estudantes sobre o papel de cada um para garantir um futuro com qualidade para Florianópolis, desde os cidadãos, as comunidades, os gestores e a administração pública.

Em paralelo ao concursoas Secretarias desenvolvem uma ação de educação fiscal, com a distribuição de folders sobre os tributos para os alunos da rede municipal de ensino.

A publicação do desenho na capa do carnê do IPTU é um instrumento que garante grande visibilidade ao trabalho dos alunos, bem como ao tema proposto em cada ano. Isso porque o carnê do IPTU é entregue para cerca de 250 mil moradores do município, o que representa quase 50% da população. Essa visibilidade é ampliada pelo fato de que o carnêé manuseado ao longo de todo o ano, pois o imposto pode ser parcelado em até 12 vezes.

Diante da grande visibilidade desse meio de divulgação, optou-se por ampliar o concurso realizado no ano de 2011para o carnê do ano de 2012,transformando-o no Concurso Jovem Inovador. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia assumiu a organização do concurso.

 

Neste ano de 2012, o Concurso do carnê IPTU/2013 terá como tema: "Ações que contribuem para uma Florianópolis mais inclusiva" e terá a participação dos estudantes do 6º ano à 8ª série do ensino fundamental. Assim, a grande visibilidade oferecida pelo carnê do IPTU esite da Prefeitura de Florianópolis, que possui cerca de 200 mil acessos mensais, estará voltada para o trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino, destacando a criatividade dos estudantes por meio de leituras e desejos que cada um tem sobre o seu município a partir do tema proposto no concurso.

 

Participantes:

Todos os estudantesdo 6º ano à 8ª série, regularmente matriculados nas Unidades Educativas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.


galeria de imagens