Órgãos

Bem-Estar Animal



  • Banner: Oba
home >
Cartilha Amigo Animal

 

Geneticamente falando, somos algo assim como um terceiro chimpanzé. Este terceiro cimpazé - que se autodenomina "sapiens" - tem agido através do que chama "cultura" de forma extremamente predatória sobre o restante da natureza, o que tem causado inúmeros impactos negativos inclusive sobre sobre sua ecologia interior.

 

Em tempos de tantos conflitos sociais e destruição do meio-ambiente, torna-se urgente a implementação de iniciativas que venham a contribuir para a reversão desse quadro generalizado de destruição da vida no planeta Terra. As leis são extremamente importantes, mas não constituem vias efetivas de mudança de valores. Só a educação é capaz disso.

 

É nesse sentido, e com imensa satisfação que a Diretoria de Bem-Estar Animal, criada no governo do Ilustríssimo Sr. Prefeito Dário Elias Berger, vêm implementar a cartilha "Amigo Animal" junto às escolas municipais de Florianópolis.

 

O objetivo geral do projeto de educação ambiental "Amigo Animal" é rediscutir os fundamentos éticos que alicerçam a relação que a nossa sociedade têm com os animais domésticos numa perspectiva sistemica.

 

Embora a visão dos animais como seres sencientes - isto é, capazes de esperimentar prazer, dor, medo e outras sensações - bem como o reconhecimento de que os animais têm interesses, sejam questões que permeiam todo o projeto, a relação entre nós - "animais humanos" - "e os outros aniamais", é colocada como um fio condutor, ou tema gerador, como diria Paulo Freire, de um debate interdisciplinar sobre educação e meio-ambiente. Isso implica identificar as raizes históricas, sociais, éticas, estéticas, econômicas e políticas, entre outras, que integram a chamada problemática ambiental, como também reconhecer a interdependência entre os problemas analisados.

 

Com esse primeiro passo somado a um pioneiro programa de castração cirúrgica em massa recentemente iniciado acreditamos que será possível reverter essa cadeia de sofrimento que tem início no abandono desses seres sencientes e como consequência graves problemas de ordem ética, ambiental e de Saúde Pública, pois tudo está interligado. Uma relação mais compassiva com os animais não humanos, faz parte de uma nova aliança na qual estão incluídas relações mais harmônicas entre nós e natureza.

 

 

  • Profº Dra. Paula Brügger (UFSC Dep. de Ecologia e Zoologia, Coordenadora do projeto de extensão em educação ambiental "Amigo Animal")

 

 

"Em meu pensamento, a vida de um cordeiro não é menos importante que a vida de um ser humano." - Mahatma Gandhi (Estadista e filosofo)



Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.