Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

home >

HISTÓRICO

Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho

A Biblioteca Municipal de Florianópolis foi fundada em 10 de setembro de 1956 no bairro Estreito, através da Lei Municipal nº. 238, vindo a funcionar efetivamente em novembro do mesmo ano. Após instalar-se em alguns endereços provisórios, finalmente em 29 de dezembro de 1988, passou a ter sua sede localizada na Rua João Evangelista da Costa nº. 1160, no bairro de Fátima em Florianópolis, vinculada a Secretaria Regional do Continente. Em junho de 1959, com o advento da Lei Municipal nº 390, sancionada pelo Prefeito Dib Cherem, a Biblioteca Municipal passou a denominar-se “Biblioteca Pública Municipal Prof. Barreiros Filho”.


A biblioteca conta com um acervo de 72.401 volumes, dispõem de livros para vestibulares, de literatura catarinense, brasileira e estrangeira, de livros didáticos do ensino fundamental, médio e universitário, de jornais diários, revistas, enciclopédias e demais obras de referência.

Disponibiliza o empréstimo domiciliar para a comunidade em geral, incluindo obras literárias recomendadas para o Vestibular da UFSC e UDESC, cinemateca, gibiteca, reprografia, acesso à internet, oficinas, e um auditório com 110 lugares para eventos.

O objetivo da Biblioteca é promover o acesso ao material bibliográfico, incentivando o uso de sua coleção através de exposições, eventos culturais e oficinas, contribuindo assim para a formação cultural e educacional da região.