Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

17/07/2012 - Educação
Mostra de Arte apresenta talentos da rede muncipal
O intuito não é competir pelo melhor trabalho, mas incentivar novas produções

foto/divulgação:

Sensibilidade, percepção, coordenação e imaginação. Os benefícios do aprendizado das artes vão além de saber tocar um instrumento, cantar ou pintar. Com o intuito de incentivar estas atividades a Secretaria de Educação de Florianópolis vai realizar a Primeira Mostra de Arte da Rede Municipal de Ensino.

 

Serão organizadas apresentações de teatro, música, dança e artes visuais, dos alunos do Ensino Fundamental. O encontro acontecerá no dia 30 de agosto, no Teatro Álvaro de Carvalho, localizado à Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro. As apresentações acontecerão a partir das 8h30, com entrada gratuita.

            A mostra vai englobar todas as linguagens de arte, possibilitando interação, ampliação do diálogo e aproximação entre os professores e os estudantes que produziram os trabalhos. Para Rosange Sena, coordenadora do evento, o intuito não é buscar a competição pelo melhor trabalho, mas incentivar novas produções. “Será um espaço para sugestões de propostas de atividades que busquem a valorização do processo de criação e não apenas o resultado final.”

 

Ao som da flauta

 

O trabalho da professora de artes musicais Ana Paula Ribeiro, que leciona na Escola Básica Municipal Anísio Teixeira, Costeira do Pirajubaé, será um dos destaques. Ela coordena aulas de flauta doce para 3 turmas, totalizando 75 alunos, que possuem entre 9 e 10 anos. A atividade é realizada com estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental durante o período normal de aula.

 

A professora iniciou o trabalho no ano letivo de 2012. Primeiro foi apresentado o instrumento de sopro e gradativamente inserido o ensino da leitura de partituras.

Para Ana Paula o ponto positivo do trabalho está no engajamento do grupo. “As famílias incentivam muito, alguns já tem até a flauta em casa para treinar fora do horário de aula.” Os benefícios são observados na própria escola. A professora cita que as aulas auxiliaram na melhoria da atenção e coordenação dos estudantes, já que a atividade trabalha os conceitos de afinação e ritmo, exigindo disciplina.

 

Encenação da Escola

 

Um grupo da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, Canasvieiras, realizará uma representação de teatro. O trabalho, coordenado pela professora de Artes Cênicas Irene Costa, vem sendo organizado com alunos do 4º e 5º ano. Nas aulas, são feitos exercícios corporais, dinâmicas e interpretações com objetos trazidos pelos alunos, como vassoura, corda, bola e guarda-chuva.

Os estudantes vão apresentar um número de expressão corporal. Cada grupo ficará responsável por interpretar um tema, como terror, carnaval, música e animais. Cada grupo se revezará no palco para representar o assunto escolhido com o acompanhamento de músicas.

 

Coral

 

O coral da Secretaria Municipal de Educação estará presente para contar a experiência positiva de três anos de apresentações. Sob o comando do maestro Jackson Cardoso, participarão um total de 50 estudantes que possuem entre 6 e 9 anos.

Para Jackson, a atividade traz inúmeros benefícios, como melhora na autoestima, concentração, atenção e ampliação do conhecimento cultural. “Além disso, o projeto também contribui para a escolha da carreira profissional dos estudantes”, afirma.

As vagas no coral são abertas para qualquer aluno do Ensino Fundamental da Prefeitura. Os ensaios acontecem toda quinta-feira na Escola Silveira de Souza, Rua Alves de Brito, 334 – Centro, sempre em dois horários, 8h 30 e 14h. Os interessados podem procurar a secretaria da escola que frequenta.

 

Apresentações de trabalhos


Escola Básica Domícia Maria da Costa (música) – Saco Grande
Escola Básica Mâncio Costa  (dança - boi-de-mamão) - Ratones
Escola Básica Luiz Cândido da Luz (dança e música) – Vargem do Bom Jesus
Escola Básica Acácio Garibaldi São Thiago (música) – Barra da Lagoa
Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes (teatro e artes visuais) - Campeche
Escola Básica Osmar Cunha (teatro) - Canasvieiras
Escola Básica Anísio Teixeira (artes visuais e música) – Costeira do Pirajubaé
Escola Básica Paulo Fontes (música) – Santo Antônio de Lisboa
Escola Básica Antônio Paschoal Apóstolo (música) – Rio Vermelho
Escola Básica Albertina Madalena Dias (artes visuais) – Vargem Grande

Educação de Jovens e Adultos

Coral da Secretaria Municipal de Educação