Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

26/03/2013 - Saúde
Deflagrada força-tarefa contra dengue
Esta terça-feira (26/03) foi dia de campanha contra a dengue na Secretaria do Continente e na Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

foto/divulgação: Simone Kafruni

Secretaria do Continente promove palestra na Biblioteca para orientar sobre a dengue

A Secretaria do Continente está mobilizada na campanha contra os focos do mosquito da dengue, dentro do projeto Continente Saudável.

Nesta terça-feira (26/03), duas palestras realizadas na Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho reuniram lideranças comunitárias, funcionários das secretarias do Continente e da Saúde, vereadores, agentes de endemias e representantes da Marinha, Comcap e Secretaria de Educação para palestras de qualificação.

O secretário do Continente, João Batista Nunes, a gerente de Saúde, Monique Meneses, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Fábio Indá, e a médica Angélica Manfroi, também do CCZ, apresentaram as ações que serão deflagradas a partir de agora no combate à proliferação dos focos do mosquito da dengue.

João Batista Nunes falou da importância de unir forças com os municípios vizinhos da Grande Florianópolis, já que os focos se concentram na região continental. As ações devem ser unificadas e conjuntas para que a população seja informada dos perigos da dengue e sobre a forma de combater a formação de focos.

“Precisamos combater o lixo na região. O lixo é um problema de todos nós. E a população precisa se conscientizar de que o lixo é o lugar propício para o mosquito da dengue se proliferar, além de outras doenças igualmente perigosas”, disse.

O médico veterinário Fábio Indá explicou que já existem 19 casos confirmados da doença em Florianópolis, porém todos são de pessoas que foram infectadas fora da cidade.

“Casos de contaminação aqui no Estado mesmo só existem três, dois em Joinville e um em São João do Oeste. Na região de Florianópolis, o que temos são 22 focos identificados, 20 no Continente”, disse.

Mas o médico veterinário alertou que Florianópolis já é a sétima cidade com mais focos de SC, atrás de Chapecó (mais de 600 focos), São  Miguel do Oeste, Joinville, Xaxim, Blumenau e Pinhalzinho.

A médica Angélica alertou para os sintomas da dengue, lembrando que o tipo hemorrágico é o mais grave e pode levar à morte.

Os vereadores Pedrão e doutor Ricardo também participaram da reunião e apresentaram seus programas de saúde pública, também convergentes com a campanha de prevenção à dengue.