Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

27/03/2013 - Educação
Semana Municipal do Livro infantil agita Florianópolis
O incentivo à leitura e o mundo da fantasia são o foco das atividades

foto/divulgação: SME

Alunos da Escola Municipal Almirante Carvalhal na Semana do Livro Infantil 2012

        Está confirmado entre 12 e 18 de Abril a quarta edição da Semana Municipal do Livro Infantil, promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis (SME). O evento, com correalização do Sesc de Santa Catarina, terá lançamento de livros, varal literário, contação de histórias, filmes e espetáculos teatrais. No ano passado a iniciativa atendeu cerca de 37 mil pessoas.

 

        São parceiros a Barca dos Livros, Secretaria Municipal do Continente, Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, Fundação Franklin Cascaes, Universidade Federal (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Instituto Guga Kuerten (IGK), Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), além das unidades educativas.

 

        A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada no período que envolve o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato.

 

        As atividades serão realizadas nas escolas, creches, núcleos de educação infantil Sesc,  Biblioteca Central, Teatro da Ubro, Hospital Infantil, Unisul, Barca de Livros , entre outros locais.

 

 

        Sou lobo, sim!

 

        Como incentivo à leitura, no primeiro dia do evento, ocorrerá o lançamento do livro “Sou lobo, sim. Mau? Nem pensar”, de Maria de Lurdes Krieger, que já  recebeu menção honrosa no Concurso de Literatura Infantil, promovido pela Secretaria de Educação  do Estado. Também na abertura haverá uma sessão de autógrafos do livro, “Palavras de Xeramõis”, Adão Antunes (Karai Tataendy), que reúne mais de uma dezena de lendas e costumes dos índios Guaranis.

 

         Na Biblioteca Municipal, no Continente, será instalada a Mostra Literária “Mitos e Lendas” e um Varal Literário, com textos de crianças, adolescentes e profissionais das unidades educativas da prefeitura.

 

         Na Barca dos Livros, os alunos da Rede Municipal farão passeios de barcos banhados com a narração de histórias e músicas, além de festejar o homenageado da semana do livro, Monteiro Lobato.

 

         Fernando Pessoa e Peter Pan

 

         Na Biblioteca Pública do Estado, o destaque vai para a mostra literária do autor português Fernando Pessoa, famoso por seus poemas Modernistas no início do século XX, que propunham uma literatura puramente nacional e nova. Já na Biblioteca Central da Secretaria de Educação de Florianópolis, crianças, jovens e adultos terão a oportunidade de participar de contação de histórias, assim como da Mostra Literária Peter Pan.

 

           A Semana ainda terá visitas orientadas à Biblioteca do SESC Prainha, biblioteca Itinerante em funcionamento no Monte Cristo e à IGKTECA- do Instituto Guga Kuerten.

 

 

           Formação Literária

 

 

           Como estimulo ao aperfeiçoamento e inovação das técnicas educacionais, oficinas ocorrerão entre os dias 12 e 18.  Os workshops trabalharão a voz, expressão, técnicas de contação de histórias e até produção de áudio-livro. As inscrições deverão ser feitas no site da prefeitura.

 

            Na oficina de Brinquedos ópticos, os personagens através da técnica do origame e massinha de modelar, serão usados para narração de histórias.

 

           Aproveitando para poupar o meio ambiente será feita a restauração de livros usados.

 

           Também como incentivo à produção literária, haverá uma  mesa redonda no dia 16 de abril, coordenada pelas professoras doutoras, Elaine Debus e  Simone Cintra e pela  doutoranda Maria Laura P. Spengler. As autoras vão falar, na UFSC, sobre o livro online “Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina”. 

 

           Ações lúdicas

 

           Durante toda a Semana serão feitas apresentações teatrais promovidas pelo SESC, com artistas e formas animadas, além da contação de histórias no Hospital Infantil e em escolas da rede, a exemplo das unidades educacionais Almirante Carvalhal, José Amaro Cordeiro, Lupércio Belarmino da Silva, João Alfredo Rohr e Intendente Aricomedes da Silva.

 

           Além do musical “Via Láctea, haverá a apresentação da peça teatral, “O Menino do Dedo Verde”, que aborda a história de Tistu, um garoto de oito anos e de origem muito rica. Por ser muito travesso, seus pais decidem que ele será educado dentro de casa, sem livros, através de suas próprias experiências e observações. No dia de sua primeira aula com o jardineiro Bigode, Tistu descobre um dom excepcional: ele tem o dedo verde - o que significa que basta um toque de seu polegar para que surjam plantas e flores onde quer que encoste.

 

            Como treinar seu dragão

 

             As atividades contam com apresentação do filme “O Mistério do Boi de Mamão”. A história é uma aventura envolvendo um grupo de crianças, futebol e o boi de mamão da Lagoa da Conceição. O filme de animação “Como treinar seu dragão”, narra a história do jovem Soluço, que vive no tempo dos vikings. Tudo que deseja é ser reconhecido como um grande guerreiro. Magrelo e atrapalhado, o garoto nunca consegue provar que pode fazer a diferença na aldeia em que mora. Mas um dia, decide acabar com a maior praga da região: os dragões.

 

 


galeria de imagens