Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

13/12/2014 - Habitação
Família do Santa Vitória recebe casa modular
Esta foi a 39ª moradia, de um total de 44, construída com recursos do PAC

foto/divulgação: Divulgação: Petra Mafalda/PMF

Renoldo e Sônia recebem as chaves da nova casa das mãos do prefeito e do secretário de habitação

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Domingos Zancanaro, entregaram neste sábado (13), logo após a realização do Prefeitura no Bairro na comunidade Santa Vitória, a 39ª casa modular construída com recursos do PAC. A moradia, localizada na travessa Santa Vitória, beneficiou Renaldo José Novotni, que é viúvo, e sua filha, Sônia Regina. Ambos vivem na comunidade há aproximadamente 15 anos, e desde 2009 têm a situação monitorada pelas assistentes sociais da Secretaria.


A nova moradia foi construída no terreno onde antes ficava a precária casa de madeira, com três cômodos e muitos problemas de conservação que comprometiam a segurança de Renaldo e Sônia.


“Parece mentira que agora tenho uma casa novinha. Receber esta chave depois de tanta luta parece um presente”, disse Renaldo, enquanto caminhava pelos cômodos da nova casa, que tem dois quartos, sala/cozinha e banheiro. O material com que a casa é feita (“sanduíche” de aço galvalume + poliuretano) funciona como isolante térmico, e a temperatura agradável em seu interior contrastava com o forte calor que fez durante toda a manhã.


”Dentro destas casas modulares a temperatura está sempre entre dois e três graus a menos do que no exterior. E no inverno elas ficam mais quentinhas”, informou o prefeito.


Sônia estava visivelmente emocionada e lembrou-se da mãe quando recebeu as chaves. “Será que minha mãe está vendo isso lá de cima?” perguntou entre lágrimas. Ela fez questão de agradecer o empenho de Zeli Delfino, assistente social de referência na comunidade, que acompanhou a família durante todo o processo. “A Zeli é a madrinha desta casa”, declarou.


Chamou a atenção do prefeito e do secretário a vista que Renaldo terá sempre que sair pela porta dos fundos de sua casa: é possível ver boa parte do bairro da Agronômica, com o mar ao fundo.


Renaldo recebeu das mãos do secretário Zancanaro o contrato que oficializou a entrega do imóvel. “Agora é minha mesmo”, disse. “E daqui para frente, só bênçãos e felicidade”, finalizou o secretário.


Do primeiro lote de 44 casas modulares construídas com recursos do PAC ainda há mais cinco para ser entregues: quatro delas estão quase prontas, no Jagatá, e uma, no Morro do Céu, será construída em janeiro.


galeria de imagens