Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

25/03/2015 - Habitação
Regularização fundiária começa no Continente
Cadastramentos e levantamento topográfico começam em 6 de abril nas comunidades Novo Horizonte, Chico Mendes e Nossa Senhora da Glória

foto/divulgação: Assessoria Habitação/PMF

Encontro na Novo Horizonte reuniu cerca de 90 pessoas

A Secretaria de Habitação realiza esta semana reuniões nas comunidades Novo Horizonte, Chico Mendes e Nossa Senhora da Glória, no Continente, para tratar da regularização fundiária das propriedades naquelas localidades. A primeira aconteceu na noite desta terça-feira (24) e levou cerca de 90 pessoas ao Centro Comunitário no Novo Horizonte.


O secretário Domingos Zancanaro explicou aos moradores a importância da regularização, destacando que possuir a documentação legitimada de sua propriedade é um direito de todos os cidadãos, e que esse processo implementado pela Prefeitura não terá custos para os moradores.

“Florianópolis tem muitas áreas de ocupação irregular, e a Diretoria de Regularização Fundiária da Secretaria de Habitação está focada na adequação desta situação, o que será favorável tanto para a municipalidade quanto para os cidadãos. No final de 2014, avançamos na regularização dos títulos de propriedade na comunidade Panaia, no Sul da Ilha, e agora já estamos trabalhando de forma efetiva nas vilas Cachoeira e União. Em todos os casos, a parceria entre o poder público e comunidade é fundamental para acelerar os procedimentos”, adiantou o secretário.


Na reunião de terça-feira, os moradores ouviram atentamente as explicações das equipes da Secretaria de Habitação e da Iguatemi, empresa contratada pela Prefeitura, por meio de licitação, e que conduzirá os trabalhos nas três comunidades. De acordo com Cheyenne Marques, assistente social da empresa, as equipes que farão o cadastramento dos moradores estão na fase final de capacitação, e os trabalhos serão iniciados no dia 6 de abril.


Durante a reunião, os moradores apresentaram algumas sugestões em relação à forma como pode ser realizado o cadastramento das famílias e propriedades. “Tudo o que foi levantado aqui será levado em consideração. Nosso propósito será agilizar o trabalho e facilitar o processo para os moradores”, disse Zancanaro.


As duas próximas reuniões acontecem nestas quarta e quinta-feiras (25 e 26), nas comunidades Chico Mendes e Nossa Senhora da Glória, respectivamente. 


galeria de imagens