Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

25/03/2015 - Obras
Começa segunda etapa de obras na Beira-mar Norte
Nesta fase as obras acontecem na Casa da Agronômica

foto/divulgação: Paula Imperial

Secretário e engenheiro visitam obra na Agronômica

 

Começou na manhã desta quarta-feira (25) a segunda etapa das obras de ampliação da marginal da avenida Beira-mar Norte, trecho que faz parte do projeto de implantação do anel viário com corredor exclusivo para ônibus. Os trabalhos aontecem junto à Casa da Agronômica, residência oficial do governador. 


Num primeiro momento, foi feita a medição e alocação de espaço para a colocação de uma cerca de segurança permanente, que vai impor os limites da propriedade enquanto o muro hoje existente é relocado em alinhamento posterior, possibilitando o espaço para a implantação da nova marginal.


"Estas novas marginais (na Casa da Agronômica e na região diante do Shopping Iguartemi) irão aliviar o estrangulamento do trânsito que existe nestas áreas, tanto aqui no Direto do Campo até a Polícia Federal, como do Titri até a altura da Secretaria Municipal de Saúde, na Trindade", disse Rafael Hahne, secretário de Obras.


Na primeira fase, no primeiro trecho, foram executadas escavações e a retirada das árvores. Os trabalhos no local continuam, agora com a terraplenagem do espaço.


Anel viário


Ao todo, o anel viário terá 17 km e fará todo um contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões, Prainha e retornando ao Centro.


Entre as melhorias que serão executadas, além da implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo e, dependendo do trecho, faixas preferenciais para o transporte público, o projeto prevê ainda melhora nas calçadas ao longo da via, sistema de controle de semáforo integrado (ITS), sinalização horizontal e vertical, faixa para pedestres e abrigos de passageiros.


O prazo para conclusão total do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões.


LEIA MAIS: Palmeiras da avenida serão transplantadas


galeria de imagens