Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

26/03/2015 - Habitação
Prefeito vistoria obras no Morro da Mariquinha
Roteiro de inspeções incluiu muros de contenção, melhorias nos acessos, instalação de guarda-corpos e corrimões

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito César Souza Junior e secretário Domingos Zancanaro caminharam pela comunidade, vistoriando obras.

O primeiro compromisso do prefeito Cesar Souza Junior e do secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, na manhã de quinta (26) foi no Morro da Mariquinha, onde acompanhados do presidente da Associação de Moradores, Marcelo Ferreira, e do corpo técnico da Secretaria, caminharam pela comunidade visitando obras executadas e conversando com moradores a respeito de demandas, tanto sociais quanto de infraestrutura.


A caminhada teve início na rua Waldemiro Monguilhot,  onde  além do muro de contenção foram construídos um guarda-corpo e uma área que possibilita o retorno dos carros, o que garantiu mais segurança e comodidade aos moradores.


“Aqui na comunidade da Mariquinha os riscos de deslizamentos sempre foram uma preocupação. Por isso, agimos primeiramente nos locais que correspondiam às maiores ameaças, construindo estruturas de contenção: já foram feitos cinco muros em áreas de risco, e embora esses já tragam estabilidade a muitas áreas, correspondem a cerca de 25 % do que será feito. Ou seja: com a conclusão da construção das estruturas, o Morro da Mariquinha será um local muito mais seguro para se viver”, explicou o secretário Zancanaro.


Esse percentual corresponde a aproximadamente 720 m³ de estruturas em áreas de risco, e além dessas, foram feitos mais dois muros de infraestrutura.


No final da rua, já no trecho com escadaria, o prefeito parou para conversar com Helenir Barbosa, que em 2012 abandonou sua residência porque não estava mais em condições de ser habitada. Desde então, ela, o marido, Mário Cândido Machado, e dois filhos, se mudaram para uma casa alugada, mas a intenção é construir uma nova moradia.


“A gente queria só o material, porque a construção vamos fazendo devagar, nós mesmos”, disse a moradora. E do prefeito, Helenir ouviu o que esperava: “Vamos atender o seu pedido, sim. Fique tranquila que os materiais que a senhora precisa serão providenciados”.


Dali, o prefeito foi conduzido pelo secretário a todos os muros que foram erguidos, e conheceu alguns dos lugares onde serão construídas outras estruturas de contenção. No meio da Escadaria da Bica, uma parada para beber água gelada na “Mercearia do Danone”, ponto de referência para os moradores da escadaria.


Outra benfeitoria apontada pelo presidente da associação foi a construção dos módulos hidráulicos, estruturas muito importantes para a melhoria nas condições de saneamento na comunidade. “Ao todo serão construídos 16 módulos nesta comunidade, e cada uma delas significa conforto e dignidade aos beneficiados, e traz melhores condições de vida a todos os que vivem no entorno”, disse o secretário de Habitação.

Até o fim da caminhada, o prefeito vistoriou obras de drenagem, melhorias nos acessos em servidões – como rampas e guarda-corpos - e também a colocação de corrimão na escadaria.


“Foi muito bom constatar que a Mariquinha cada vez mais está se tornando um lugar  melhor para os que aqui vivem. Os projetos saem do papel e isso nos mostra que estamos cumprindo a meta de garantir melhores condições de moradia, saneamento básico e, principalmente, segurança para os cidadãos de Florianópolis”, concluiu o prefeito César Souza Junior.


Da Mariquinha, prefeito e secretário foram ao Morro do Céu, entregar a 44ª casa modular construída com recursos do PAC.


galeria de imagens