Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

07/05/2015 - Trânsito
PMF começa a implantar o projeto Zona 30
Representantes de órgãos municipais fazem caminhada em Santo Antônio de Lisboa

foto/divulgação: SMO

Primeiros passos para implantação do Zona 30

Os primeiros entendimentos para a implantação do projeto Zona 30 em Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha, foram entabulados com uma caminhada, na tarde desta quarta-feira (6): representantes das Secretaria Municipais de Obras, de Segurança e Gestão do Trânsito e de Mobilidade Urbana, da Guarda Municipal, do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e da Vigilância Sanitária, além de alguns moradores estiveram passeando pelo centro histórico do bairro para avaliar a situação atual e dimensionar as medidas a serem adotadas.

 

O projeto Zona 30, que basicamente limita a 30 km/h a velocidade permitida nos trechos onde é implantado, acaba promovendo por extrapolação a humanização do espaço urbano e o aumento da segurança viária. Além disso, estimula o uso de modais saudáveis e sustentáveis, aumentando o uso do espaço por pedestres e ciclistas e, por isso, reduzindo a poluição ambiental e sonora.

 

“O centrinho histórico de Santo Antônio de Lisboa será uma referência em Florianópolis”, disse o secretário de Obras, Rafael Hahne, aludindo ao fato de que o bairro será o pioneiro na implantação da novidade, que ainda deve alcançar, num segundo momento, as ruas do centrinho da Lagoa da Conceição.

 

Os moradores mostraram-se preocupados com a possibilidade de a área ser poluída visualmente com as placas do projeto e pediram detalhes a respeito da sinalização horizontal e vertical a ser implantada. Quiseram saber também como será feita a fiscalização do cumprimento da velocidade limitada. Para responder a essas e outras  questões, ficou acertada uma próxima reunião, no início de junho, quando o projeto certamente já terá algumas orientações estabelecidas.