Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

21/05/2015 - Habitação
Maciço terá novos contentores de lixo
SMHSA e Comcap farão a conferência dos 143 pontos que devem receber os novos contentores e orçar as obras necessárias para realizar a substituição

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

SMHSA e Comcap farão a conferência dos 143 pontos onde serão colocados os novos contentores

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20) entre o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, o secretário interino, Carlos Alberto Riederer, e representantes da Comcap, foi decidido que será feita a atualização do mapeamento de locação dos novos contentores de lixo que serão instalados em comunidades do Maciço. O processo deve ser iniciado ainda na tarde de quinta (21), quando equipes da Secretaria e da Comcap começam a percorrer os 143 locais listados no mapa.


“Além de conferir a localização de cada um desses pontos, vamos definir a necessidade de qualquer readaptação ou obras adicionais para a instalação das unidades. Em alguns casos, esses pontos coincidem com locais onde já existem lixeiras, mas há também uma serie de novos lugares definidos para receber os contentores, e nesses, além de ajustes nas bases de concreto, serão necessárias intervenções maiores”, explicou o secretário.


É com base nesse levantamento que será feito o orçamento preliminar dos custos dos serviços e materiais necessários.


De acordo com Paulo Pinho, gerente do Departamento Técnico da Comcap, com a nova distribuição dos contentores, definida com base em um levantamento realizado há pouco mais de dois anos, será possível evitar o acúmulo de lixo em um único lugar. “A ideia é criar novos pontos de depósito de resíduos – o que facilitará o processo para os moradores -, e também melhorar as condições de higiene dos locais onde ficam esses depósitos”, disse. Segundo Pinho, os novos contentores possuem tampa, o que diminui a incidência de moscas e dificulta o acesso de animais ao lixo.


Adquiridos pela Secretaria de Habitação com recursos do PAC, os 796 contentores foram entregues à Comcap no fim de 2014 e vão substituir boa parte das antigas lixeiras, bastante comuns nas comunidades do Maciço.


“É uma melhoria nas condições de vida dos moradores das comunidades, mas, como toda mudança, vai necessitar de uma adaptação por parte dos usuários, que devem se acostumar com as formas e locais de acondicionamento e também com os horários em que os caminhões fazem a coleta”, afirmou o secretário Zancanaro, chamando a atenção para a necessidade do trabalho conjunto entre comunidade, Secretaria e Comcap.


galeria de imagens