Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

21/07/2015 - Habitação
Três famílias recebem novas moradias no Maciço
Duas casas modulares no Mocotó e uma no Morro do Horácio foram entregues na manhã de terça. Duas unidades integram o lote de moradias construídas por meio do convênio com Defesa Civil

foto/divulgação: Petra Mafalda

A primeira casa entregue na manhã de terça beneficiou Rosimere. O Superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Jacemar de Souza, acompanhou as entregas.

Foram entregues na manhã de terça-feira (21) mais três unidades residenciais modulares a famílias que residem em comunidades do Maciço. As moradias entregues hoje são, respectivamente, a 16ª e 17ª unidades do primeiro lote de 20 casas construídas por meio do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil, e uma integrante do Pac do Maciço, construída para realocar uma das famílias removidas para a construção de uma via na comunidade do Horácio. As entregas foram feitas pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelo secretário de Habitação. Domingos Zancanaro, e acompanhadas por Jacemar de Souza, Superintendente Regional da CEF, e por Eduardo Francisco Rockenbach e Sérgio Janches, gerente regional  e gerente da área de habitação da CEF.


A primeira casa, entregue na comunidade do Mocotó, contemplou Rosimere do Nascimento, que em janeiro de 2013 teve sua casa atingida pela queda de uma árvore centenária. Sem condições de pagar aluguel, ela e os dois filhos foram morar com uma irmã de Rosimere, que também vive na comunidade. “O dia em que a árvore caiu, eu saí de casa cinco minutinhos antes. Era dia ainda, e não tinha vento, não chovia, nada. Graças a Deus minha irmã me chamou e eu fui atender, porque não sobrou nada”, contou.  Hoje, realizada, Rosimere comemorava a conquista. “Nada como a casinha da gente”, resumiu.


O terreno onde ficava a antiga residência não apresentava qualquer condição de risco, e por isso a casa modular foi erguida no mesmo local. Além de Rosimere, vão morar na residência os dois filhos – Jean Carlos e Jeferson, de 19 e 14 anos, respectivamente. “Nosso desejo é que essa casa traga muita prosperidade e segurança para sua família”, comentou o prefeito.


Das mãos do secretário Zancanaro, a proprietária recebeu o kit para fazer as furações nas paredes, quando quiser pendurar quadros ou firmar armários. “Usando este material, você vai garantir que sua casa continue com a qualidade que tem hoje, sempre bonita e segura”, explicou o secretário.


Também moradora do Mocotó, Ana Paula Florêncio de Brito foi beneficiada com a unidade de número 17 deste lote, e não escondia a ansiedade em fazer logo a mudança. “Ainda hoje começo a limpar e logo vou começar a trazer minhas coisas para cá”, avisou. Enquanto colocava a placa de identificação na porta da casa, o prefeito cumprimentava a nova proprietária pela conquista.


Mãe de dois filhos (Janine e Jhonatan), desde 2008 Ana Paula convivia com a falta de segurança, motivada pelo péssimo estado de conservação e pela sustentação precária da construção, que se encontra apoiada apenas em dois pilares. Agora vai viver em uma casa ensolarada, segura e rodeada de verde. A casa antiga será demolida simultaneamente à desocupação.


“Demorou um pouco mais porque foi necessário construir uma laje no terreno, que precisava de mais estabilidade. Mas a demora foi compensada pela segurança que agora você tem.”, explicou o secretário de Habitação enquanto repassava o contrato para as mãos de Ana Paula. “Estou muito feliz. Não tinha mais condições de ficar naquela casa”, contou.


Morro do Horácio


A última casa entregue na terça-feira, levou a comitiva ao Morro do Horácio, onde Cleia Waltrick, grávida de oito meses, era um misto de felicidade e ansiedade. “Essa danadinha aqui está querendo chegar antes da hora marcada”, comentou.


Ao chegar à casa, o prefeito relembrou que em março, quando visitou o Horácio, prometeu que a criança nasceria na casa nova. “Eu não te disse?”, perguntou. E ela confirmou: “Disse e cumpriu! Tenho a língua afiada, mas reconheço quando preciso elogiar”, disse.


Cleia teve sua casa demolida para dar lugar à nova via que está em construção na comunidade, e foi beneficiada pelo aluguel social até que sua nova moradia ficasse pronta. Próximo à sua casa, outras seis serão construídas pelo mesmo motivo.


Mãe de três meninos, Cleia espera a chegada da pequena Maria Helena com conforto e segurança, em sua casa própria. “Agora ela pode nascer. Só quero que voê olhe para mim para ver se ela chega com esses olhos”, brincou, segurando as mãos do secretário de Habitação.


Mais moradias


Além das casas entregues na manhã de terça, restam ainda mais duas relativas ao convênio com a Defesa Civil, e outras 42 (incluídas as seis do Horácio) de alvenaria, todas com a construção já autorizada.


“Já lançamos o processo licitatório para a construção de mais 22 casas modulares. Isso demonstra a disposição da prefeitura em continuar avançando com o projeto de  proporcionar moradias de qualidade a pessoas que precisam deste benefício”, finalizou o secretário Domingos Zancanaro. 


galeria de imagens