Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

06/11/2015 - Habitação
Município vai entregar mais três casas no Maciço
Contratos de aquisição assinados, entrega das chaves será agendada após vistoria nos imóveis

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Secretário Domingos Zancanaro assinou os três contratos de aquisição na tarde de quinta-feira (05)

Depois de oito anos aguardando pela sua casa própria, Maria dos Prazeres dos Santos Silva não escondia a alegria ao assinar o contrato que garante o acesso à sua nova moradia, localizada no Mont Serrat. Sua casa antiga, que ficava na Serrinha, foi condenada durante as chuvas de 2008 e ela teve de abandonar o local. Desde então, Maria esperava ansiosa o momento de poder entrar novamente em uma residência própria, e - mais importante - segura. Agora, falta pouco!


Maria foi uma das três pessoas que esteve na tarde desta quinta-feira (5) na Secretaria de Habitação para assinar o contrato de aquisição, passo que antecede a entrega das chaves dos imóveis construídos pela administração municipal. Além dela, Jurema de Mattos - que mora na comunidade do Horácio - e Janete da Rosa, também do Mont Serrat, também firmaram seus contratos, assinados pelo secretário Domingos Zancanaro, pelas assistentes sociais de referência e pelas assessorias de contrato e jurídica da SMHSA.


O secretário Zancanaro fez questão de reafirmar a satisfação que a administração municipal tem ao cumprir com cada um dos compromissos firmados, especialmente no que diz respeito à disponibilização de condições dignas de vida e moradia para as comunidades. "Muitas vezes a entrega de uma residência corresponde também à viabilização de uma série de obras, não apenas ações complementares (como ligações de energia e água), mas em alguns casos trata-se de infraestrutura fundamental, como instalação de redes de esgoto, vias de acesso e até estruturas de contenção, para garantir segurança e dignidade aos moradores."


Ele destacou o trabalho das equipes da SMHSA em todo esse processo. "Não existem resultados sem o comprometimento de toda a equipe, e isso é constante na Secretaria", disse.


Maria e Jurema serão beneficiadas com casas de alvenaria, construídas com recursos do PAC, e Janete vai receber uma casa modular, resultante do convênio com a Defesa Civil.


Para assinar o contrato, Maria veio à Secretaria acompanhada da filha, Angela Silva Albino, que cedeu uma parte do terreno em que fica sua casa, no Mont Serrat, para que a mãe pudesse receber sua nova residência. "Não consigo explicar o que estou sentindo agora. O terreno onde minha mãe vivia ficava em uma área de risco, e não havia condições de construir nada seguro lá. Agora estamos tentando segurar a ansiedade. Logo ela estará em uma casa segura, e bem pertinho de mim e das minhas filhas", contou Angela, enxugando as lágrimas. "É de pura felicidade", resumiu.


Janete, que mora no Mont Serrat, teve sua casa condenada por precariedade pela Defesa Civil e vai receber uma casa modular, erguida no mesmo terreno, que tem condições de receber a moradia com segurança. "Eu estou contando os minutos para receber as chaves e entrar em casa", contou.


O caso de Jurema de Mattos, moradora do Horácio, é diferente. Ela teve sua casa demolida para a abertura de uma via na comunidade, e, morando em uma residência alugada próxima ao local, acompanhou a construção de perto, dia após dia. “A ansiedade está grande”, comentou Jurema, que vai morar na casa em companhia de um filho.


Segundo o secretário Domingos Zancanaro, as vistorias - realizadas pelo corpo técnico da Secretaria - devem acontecer o mais breve possível, para agilizar o agendamento da entrega das moradias às proprietárias. "Nas últimas semanas tivemos limitações relacionadas principalmente às chuvas, que provocaram atrasos na execução de alguns trabalhos finais, mas felizmente vencemos mais esta etapa, e em breve poderemos entregar mais estas moradias", concluiu o secretário.


galeria de imagens