Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

14/12/2015 - Habitação
Mais duas casas são entregues no Maciço
Maria dos Prazeres, do Mont Serrat, e Jurema de Mattos, da comunidade do Horácio, receberam chaves e contratos na manhã de segunda-feira (14)

foto/divulgação: Petra Mafalda

Maria dos Prazeres, do Mont Serrat, quer deixar a casa ajeitada logo

Mais duas residências foram entregues para famílias do Maciço do Morro da Cruz: uma no Mont Serrat e a outra na comunidade do Horácio.


Moradora do Maciço há 32 anos, Maria dos Prazeres dos Santos Silva aguardava ansiosa na porta da nova casa. Acompanhada da neta, Sara, ela recebeu o prefeito Cesar Souza Junior e do Secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, com um sorriso no rosto.


Maria esperou bastante pela casa nova. Durante as chuvas de 2008, sua casa antiga, que ficava na Serrinha, foi duramente castigada e tombou, Condenada pela Defesa Civil, a moradia foi demolida e Maria teve que abandonar o local. A espera foi grande, mas para ela valeu a pena.


Antes sua casa ficava em local de risco, e estava precária. Sua nova moradia - uma casa com dois dormitórios e construída em alvenaria de blocos - foi erguida em uma parte do terreno cedido pela filha, Angela Silva Albino. Assim, Maria agora está em um lugar seguro, e, o melhor, perto da filha e das netas. Ao entregar o contrato para Maria, o prefeito Cesar Souza Junior afirmou. "Está aqui. Esta casa agora é sua!".


Andando por dentro da casa, Maria contou que logo vai começar a trazer seus móveis e "ajeitar as coisas", porque quer arrumar tudo o mais rápido possível. "Em breve vai estar tudo aqui, do jeitinho que a senhora quer", comentou o secretário Zancanaro. Enquanto Maria mostrava a casa, Sara - que passou para o terceiro ano - seguia atrás com o celular na mão, gravando tudo. "Eu vou fazer um filme", disse. "Acho que você vai ser cinegrafista", brincou o prefeito.


A segunda entrega foi na comunidade do Horácio. A casa azul, de alvenaria, é o novo lar de Jurema de Mattos, que teve sua casa demolida para a abertura de uma via na comunidade, e desde então estava morando em uma casa alugada, bem pertinho da obra. Como estava por ali, Jurema acompanhou,  dia após dia, a evolução de sua casa, e conta que foi difícil segurar a ansiedade. "Queria vir logo para cá", disse. "E agora está aqui, e parabéns pelo capricho", disse o prefeito ao passar o contrato para as mãos de Jurema.


Ainda no Horácio, o secretário de Habitação mostrou para o prefeito duas outras casas, próximas a uma grande estrutura de contenção, que já estão com obras em estágio avançado. "Além destas, outras três serão erguidas, realocando as famílias que foram removidas para a execução das obras de infraestrutura aqui na comunidade", explicou o secretário.

Além da via, o projeto elaborado para a comunidade contempla, ainda, um conjunto habitacional e uma praça.


galeria de imagens