Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

16/12/2015 - Habitação
MCMV: pré-aprovados participam de reunião
São 72 grupos familiares já considerados compatíveis para aquisição dos apartamentos do Residencial Jardim Atlântico. Ainda há nomes passando por análise

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Reunião faz parte do projeto de ocupação do empreendimento no Jardim Atlântico

Estar bem perto de realizar o sonho da casa própria. Era esse o sentimento das pessoas que compareceram, na noite de terça-feira (15), ao salão da Paróquia São José e Santa Rita de Cássia, no Jardim Atlântico, para participar de uma reunião com a equipe responsável pelo projeto de ocupação do Residencial Jardim Atlântico, primeiro empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV - faixa 1) construído em Florianópolis.


As pessoas integram o grupo de 72 famílias consideradas compatíveis pela Caixa Econômica Federal (CEF) para receber as unidades habitacionais do empreendimento, e o objetivo era apresentar as etapas do trabalho social que será desenvolvido a partir de agora, envolvendo todos os grupos familiares compatíveis selecionados. Ao longo deste processo, a lista ainda pode ser modificada.


A reunião foi aberta pelo secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, que saudou as cerca de 90 pessoas presentes à reunião e explicou rapidamente quais serão as etapas a partir de agora. O secretário apresentou dados sobre a demanda habitacional do município, destacando a importância do programa MCMV e da parceria com a CEF para que o município continue avançando na área habitacional . "Sem esta parceria, que não se limita à área habitacional - não estaríamos vivenciando este momento.Todos sabem que temos uma grande demanda de moradias e que esta não é uma realidade verificada apenas em Florianópolis, mas em todo o Brasil. Temos trabalhado intensamente para minimizar essa carência e a entrega deste empreendimento representa um importante progresso nesse sentido. Assim como as famílias, estamos ansiosos por este momento", afirmou Zancanaro.


O secretário destacou ainda, o trabalho das assistentes sociais da secretaria de Habitação (responsável pelo cadastro das famílias candidatas à aquisição) e a transparência do processo de seleção, que foi acompanhado de perto pelos membros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social. "A listagem final é feita pela Caixa, e leva em consideração uma serie de informações", completou.


Juliana Sardá, técnica da Gerência Habitacional da CEF, falou sobre as etapas que devem acontecer ainda até março - para quando está prevista a entrega das chaves das unidades - e devem se estender ao longo de um ano. "Vamos nos encontrar muito a partir de agora, e nas oficinas e reuniões vocês vão receber informações sobre o andamento do processo final, sobre os contratos e tudo que se refere à aquisição e financiamento das unidades. A administração do condomínio é responsabilidade dos moradores, mas o Governo Federal contratou uma equipe que vai acompanhar todo o processo de ocupação, que vai assessorá-los também neste processo", disse Juliana aos presentes.


Programado inicialmente para ser entregue em setembro deste ano, o Residencial Jardim Atlântico sofreu um atraso no ritmo das obras, devido a problemas de repasse de recursos. Com a normalização da obra, a nova data prevista para a entrega das 78 unidades é março de 2016. Ainda há nomes passando por análise na CEF, e a conferência dos dados das 72 famílias também será contínua até o momento da assinatura dos contratos.  


Trabalho Social

As reuniões que se iniciaram esta semana com as famílias compõem um trabalho social nos períodos de pré-ocupação, ocupação e pós ocupação dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida.


Exigência do Ministério das Cidades, o trabalho social compreende  uma serie de oficinas, e  busca acompanhar as famílias para prepará-las para a vida em condomínio, dar suporte à sua adaptação ao conjunto e  monitorar a ocupação dos imóveis.


A listagem com as 72 famílias já consideradas compatíveis foi publicada no Diário Oficial do Município, no dia 10 de dezembro, disponível para consulta e download.


arquivos para download

galeria de imagens