Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

13/01/2016 - Saneamento
Ações de fiscalização continuam com rigor
Não há data limite para o trabalho, que receberá reforço das novas equipes do Programa Floripa Se Liga na Rede

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Imóveis que já haviam recebido pelo menos duas notificações por irregularidades nas instalações de esgoto foram os primeiros a ser visitados

Até o fim da tarde desta terça-feira (12), as equipes do Programa Floripa Se Liga na Rede trabalharam em vistorias de imóveis localizados em Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, que se encontravam em situação irregular mesmo após pelo menos duas notificações e o fim do prazo concedido para a realização de adequações. As ações prosseguem por prazo indeterminado, com o objetivo de detectar irregularidades e corrigir os problemas encontrados em inspeções anteriores.


Integrada por equipes do Programa, da Secretaria de Habitação, agentes da Floram, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, a operação contabilizou o cumprimento de 15 ordens de serviço, buscando especialmente imóveis onde havia registro de inadequações relacionadas à não conexão à rede pública de esgoto, conexão de águas pluviais à rede de esgotamento sanitário, ou conexão de esgoto na rede pluvial.


Em um dos primeiros imóveis visitados, por exemplo, as ligações de esgoto e água pluvial estavam invertidas, e a ausência da caixa de gordura era outra irregularidade. Depois de duas inspeções e notificações, os problemas foram corrigidos, e a partir da inspeção de terça-feira o imóvel terá sua situação atualizada no sistema da Prefeitura.


A exemplo do que ocorreu durante a manhã, no período da tarde não foi necessário lacrar instalações de nenhum imóvel, empreendimento ou estabelecimento comercial, uma vez que as adequações foram total ou parcialmente realizadas, e não foi detectada nenhuma situação que justificasse lacrar a canalização.


De acordo com o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, o resultado da operação iniciada na terça-feira deve ser visto como positivo, e reforça a disposição da Prefeitura de empreender uma ação contínua no sentido de promover a adequação de todos os imóveis nos quais foram encontradas irregularidades.


“É prioridade da Prefeitura resolver esses problemas, e por isso as fiscalizações rigorosas irão continuar. É um trabalho longo, iniciado em 2013 com a assinatura do primeiro convênio com a Casan e as inspeções realizadas nesta operação mostram que estamos atentos e registrando avanços”, disse.


A partir dos próximos dias, como resultado da segunda etapa do programa – que amplia número de equipes e área de atuação - as operações de vistoria receberão o reforço de novas equipes, que estão realizando treinamentos operacionais e na sequência irão se integrar ao grupo de trabalho.