Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

18/01/2016 - Saneamento
Saída irregular de esgoto é lacrada em Ingleses
Moradora denunciou ligação de esgoto à rede pluvial e vistoria constatou irregularidade

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Ligação irregular foi lacrada em Ingleses

Foi por meio de uma denúncia que as equipes da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Vigilância Sanitária, Floram e do Programa Floripa Se Liga na Rede chegaram, na manhã desta segunda-feira (18) a um caso de ligação de esgoto à rede de drenagem urbana na praia de Ingleses.  Embora a rua não seja atendida pela rede pública de esgotamento, o caso se configura como um contravenção, e a ligação foi lacrada pela fiscalização.


"O proprietário do imóvel foi autuado pela Vigilância Ambiental e também pela Floram e será multado. Lacramos a saída de esgoto que estava ligada diretamente à rede de drenagem e vamos monitorar a situação para garantir que o proprietário corrija o problema", informou o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro. A moradora da residência, que é locatária do imóvel há nove anos, afirmou desconhecer a irregularidade, e disse acreditar que a fossa instalada na moradia estivesse funcionando corretamente.


Segundo a autora da denúncia, o problema não é recente. "Eu moro aqui há cinco anos, mas a minha já está aqui há quase 20 anos. É uma pena ver isso acontecer, porque além de fazer mal para a gente, acaba atrapalhando também quem vive do comércio e aluga imóveis, porque ninguém mais vai quer vir para cá", disse.


A ação chamou atenção de muitos moradores, e todos tinham alguma coisa para acrescentar. "Esse trabalho que vocês estão fazendo é uma coisa maravilhosa. Pena que a multa tenha que ser utilizada, mas a solução deveria vir a partir da educação e conscientização das pessoas. Há muitos anos que temos esses problemas, e se não tomarmos uma providência urgente, daqui a alguns anos cadê turistas e, pior, cadê os moradores? E onde vai parar nossa qualidade de vida?", questionou Jerusa Firmino Roberge, que vive há 30 anos em Ingleses.


Segundo o secretário Zancanaro, sempre que chega uma denúncia fica mais fácil identificar os imóveis em situação irregular e agir de forma pontual, e a colaboração dos moradores é fundamental para que isso seja possível. "A rede de drenagem acaba levando todo o efluente, regular e irregular,  para os cursos de água - no caso, o rio e o mar. As fossas com mau funcionamento podem contaminar o lençol freático, que aqui é bem alto. Isso gera um grande problema de contaminação de água e compromete a saúde pública", explicou o secretário.


Na sequência da operação que culminou com a lacração da ligação irregular, as equipes seguiram com as revisitas, conferindo se adequações solicitadas foram realmente realizadas. Em um condomínio, algumas pendências persistiam - caixa de gordura sem sifão e caixa de gordura sem manutenção e conectada à rede pluvial - e a administração do imóvel foi notificada e multada.


Nesta terça-feira (19), as ações continuam e mais imóveis passarão por vistoria e serão revisitados pelo Programa.


galeria de imagens