Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

18/03/2016 - Saneamento
PMF e Casan farão ajustes em redes no Maciço
Manutenção e melhoramento das redes envolvem questões operacionais e comerciais

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Reunião serviu para analisar demandas e estabelecer ações para manutenção e melhoramento das redes

A detecção de algumas demandas específicas relacionadas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário em comunidades do Maciço foi o motivo principal de uma reunião entre técnicos da Secretaria de Habitação e da Casan, realizada na quarta-feira (16) no gabinete do secretário Domingos Zancanaro.


O objetivo foi analisar as situações e estabelecer ações para manutenção e melhoramento das redes, o que envolve questões operacionais e comerciais. O trabalho será desenvolvido em parceria pela Prefeitura e Casan. A grande maioria das obras e ações de abastecimento de água e esgotamento nas comunidades foi realizada por meio do PAC do Maciço, e o tempo decorrido desde o início das obras justifica a necessidade de melhorias, reparos e ajustes.


Segundo o secretário Domingos Zancanaro, na Vila Santa Vitória, por exemplo, foram registrados vazamentos de esgoto  e também de água em alguns pontos. "No caso do esgotamento, como a rede é antiga, a Casan vai realizar um levantamento e providenciar a substituição das tubulações que estiverem comprometidas. Já em relação à água, são vários os fatores que provocam a ocorrência de problemas: a rede fica exposta em alguns trechos, principalmente devido ao terreno rochoso e acidentado, há a ocorrência de ligações irregulares e, em algumas situações, o desperdício da água tratada", disse. Esses vazamentos comprometem, sobretudo, o abastecimento das  moradias localizadas em regiões mais elevadas.


Segundo Marcelino Dutra, da Agência Florianópolis da Casan, além das melhorias nas redes de abastecimento e esgotamento, está prevista a atualização cadastral dos usuários, instalação de hidrômetros e ajustes nas caixas padrão, entre outras ações. "A ideia é desenvolver um trabalho de conscientização vinculado ao programa  de regularização fundiária, que vai permitir uma atualização da denominação de ruas e vias, e dos tipos e categorias de unidades consumidoras", concluiu o secretário Zancanaro.


galeria de imagens