Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

22/03/2016 - Habitação
Oito novas moradias entregues no Maciço
Sete unidades de alvenaria - cinco na Nova Descoberta e duas no Horácio - e uma modular, no Mont Serrat, foram entregues na manhã desta terça

foto/divulgação: Petra Mafalda

Teresinha Goteiro dos Santos moradora do Horácio, foi beneficiada com uma casa de alvenaria

O tempo colaborou. A chuva que caiu até o inicio da manhã deu lugar ao sol, que brilhou durante toda a manhã de terça-feira (22), quando oito casas foram entregues em comunidades do Maciço do Morro da Cruz: cinco famílias da Nova Descoberta, uma do Mont Serrat e duas do Horácio receberam das mãos do prefeito Cesar Souza Junior e do secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, chaves e documentação de suas residências. A maratona começou na  Nova Descoberta, com a entrega de cinco casas de alvenaria de blocos.


A primeira casa foi entregue a Cleverson Ferreira Macedo, que mora com a mulher e dois filhos, de nove e 11 anos. Ele se disse muito feliz com a nova moradia e lembrou a situação que existia antes das obras de infraestrutura, que mudaram completamente a aparência e a realidade da comunidade. "Esse lugar aqui era muito diferente. A gente só chegava aqui por um carreiro no meio do mato, muito perigoso. E uma coisa que é fundamental é que agora temos saneamento básico, o que antes era apenas um sonho", contou.


Morador da Nova Descoberta há 58 anos, Valmir Santos também fez questão de destacar o quanto a vida mudou nos últimos anos. "Só tenho o que agradecer, porque as promessas que ouvi foram cumpridas e olharam para a comunidade com carinho, melhorando muito a nossa vida. É uma nova comunidade", disse. Ele recebeu as chaves de sua casa - onde vive com a mulher e a filha mais nova - e a de sua filha Margarete dos Santos Martins, que fica ao lado, e cuja única diferença é a cor escolhida para a fachada.


Glória Regina Hilário é a proprietária da quarta residência entregue na Nova Descoberta. Como não conseguiu dispensa do trabalho, foi representada pelo filho,  Bruno de Souza, de 19 anos,  que mora com a mãe e outros três irmãos.


A quinta moradia é de Igor Julian da Silva, 24 anos, que mora na casa com a mulher, e vive na Nova Descoberta desde que nasceu.


As cinco famílias que receberam suas moradias tiveram suas casas demolidas para viabilizar a execução de obras no local, que incluem a implantação de infraestrutura urbana, abertura de uma rua, alargamento do sistema viário e processo de terraplenagem. Durante a entrega, inclusive, as máquinas não interromperam o vai e vem, e as obras de regularização do terreno para a pavimentação da via não atrapalharam.


"Esta benfeitoria é uma solicitação urgente da comunidade, e por isso estamos concentrando esforços para concluir o calaçamento o mais brevemente possível. Além disso, duas outras casas estão em construção, para abrigar famílias que serão realocadas por esterem vivendo em áreas de risco", explicou o secretário Zancanaro.


O prefeito Cesar Souza Junior fez questão de descer até a área já pavimentada. "Cada vez que venho aqui me admiro com as mudanças que conseguimos implementar nesta comunidade. Lembro bem o quanto me impressionou a realidade da Nova Descoberta antes de começarmos estas intervenções", disse.


Mont Serrat


A casa em que vivia Janete Aparecida Nunes, moradora do Mont Serrat, era extremamente precária, deixando ela e sua filha expostas ao perigo e a condições insalubres. Hoje  Janete recebeu formalmente uma residência modular, e não disfarçava a alegria.


"Vocês não imaginam o quanto já fizeram por mim. Só tenho que agradecer, porque agora a minha filha está segura e nós estamos em uma casa boa". "E com uma vista destas de brinde, não dá mesmo para reclamar, não é?", completou o prefeito, enquanto entrega a documentação para a proprietária. "Vou guardar isso num lugar muito seguro, porque é a realização de um sonho", contou.  


Morro do Horácio

A exemplo do que aconteceu na Nova Descoberta, também na comunidade do Horácio algumas famílias tiveram suas casas demolidas para viabilizar a realização de obras de infraestrutura. Duas delas receberam suas novas moradias em 2015 (Cléia Waltrick e Jurema de Mattos) e nesta terça-feira mais duas moradias foram entregues, beneficiando Teresinha Goteiro dos Santos e Cláudia Prestes Mattos, mãe e filha.


"Às vezes, eu ficava nervosa, achando que a minha casa nunca ia ficar pronta, mas era só ansiedade", disse Teresinha. "Mas ficaram prontas, e muito bonitas", emendou o secretário Domingos Zancanaro. Com um sorriso largo, Teresinha recebeu as chaves de sua casa - um tipo adaptado, com dormitório no andar térreo - e as de sua filha, que estava no trabalho.


"Espero que estas moradias tragam muita alegria para sua família. Agora vocês são proprietárias de casas seguras, bem construídas e num local que vai oferecer a infraestrutura necessária para garantir que vocês tenham qualidade de vida", disse o prefeito.


Segundo o secretário de Habitação, na próxima quinta-feira (24) mais duas residências modulares serão entregues: uma no Morro do Céu a segunda na Caeira. 


galeria de imagens