Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

22/03/2016 - Patrimônio
Casa de Câmara fica pronta até final de abril
Prefeito elogia o respeito às características originais da construção do século XVIII

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Trabalho está na reta final e deve ficar pronto em abril

Em visita às obras de restauro da antiga Casa da Câmara e Cadeia, na tarde desta terça-feira (22), o prefeito Cesar Souza Junior elogiou o andamento dos trabalhos, já em sua reta final, e a perspectiva de que resultado, que deve ser concluído em abril, será o mais fiel possível às oridens da construção.


"Trata-se do prédio não religioso de construção mais antiga da cidade que está sendo retomada em suas características originais. Muita gente se surpreendeu com a cor, mas essa era a cor original, conforme as pesquisas feitas. Tivemos um pequeno atraso em função das investigações arqueológicas e agora estamos na fase final. A ideia da Prefeitura é que até o final de abril estejamos entregando o prédio ao SESC", disse o prefeito.

 

A restauração está com o piso superior e as fachadas finalizadas, apenas sendo feitos alguns retoques finais. No térreo, já foi executado o fechamento, com resguardo das prospecções arqueológicas, tanto no interior da edificação quanto no anexo, e atualmente a obra está em fase de instalação do piso, pintura interna, instalação do forro e demais acabamentos.

 

Os próximos serviços a serem realizados serão a instalação da climatização e as fundações do anexo, que servirá de apoio administrativo para a edificação restaurada, promovendo a acessibilidade da mesma.


O prefeito Cesar Souza Junior ficou satisfeito com o andamento da obra. "Essa é uma obra muito bem executada, com extrema qualidade e cuidado com os detalhes de valorização do patrimônio, e hoje podemos ver isso", afirmou.

 

Canhões

 

Durante os serviços de arqueologia no pátio da edificação, foram encontrados dois canhões que estão em processo de tratamento desde o momento da retirada. Além dos canhões, dentre os achados houve alguns artigos decorativos, fragmentos de louças e placas esmaltadas de identificação de edificações.


Foi priorizada a retirada dos canhões por causa da necessidade de tratamento do material, para evitar sua degradação.


galeria de imagens