Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

24/03/2016 - Habitação
Três famílias recebem suas casas na véspera da Páscoa
Unidades modulares localizadas no Alto da Caeira, Morro do Céu e Mocotó foram entregues nesta quinta (24).

foto/divulgação: Mauro Vaz

Marli e a neta, Thaís, felizes ao receber a nova moradia

Se para algumas pessoas esta quinta-feira (24) já teve um ritmo de feriado prolongado, sem muita coisa para fazer, para três famílias que vivem em comunidades do Maciço, havia no topo da lista de afazeres um compromisso inadiável: Angelita Elisângela da Silva, Marli Costa Ignácio e Salésio Kauling, receberam, nesta manhã, das mãos do secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, as chaves de três casas modulares construídas pela prefeitura, por meio do contrato do PAC do Maciço.


Inscrita no cadastro da secretaria de habitação desde 2007, Angelita foi a primeira a receber sua casa, localizada no Alto da Caeira. Mãe de Kevin e Larissa, de 19 e 16 anos respectivamente, ela vive na comunidade há 30 anos, e estava muito emocionada pela o acontecimento que considera uma conquista. A casa modular foi construída no mesmo terreno em que ficava a antiga moradia, que estava em estado muito precário - bem diferente da unidade modular que hoje recebeu. Dentro da casa, o secretário chamou atenção para os detalhes estruturais da moradia, que tem garantia de 50 anos para quaisquer problemas construtivos. "Entrem com o pé direito. É uma casa que vai garantir segurança e melhor qualidade de vida para vocês, mas o mais importante é que vocês sejam muito felizes aqui", disse o secretário.


Morando bem pertinho dali, com a irmã, desde que sua casa foi retirada do local para a construção da unidade modular, Angelita acompanhou diariamente o progresso da obra."Começo a fazer a mudança ainda hoje. Vou trazer nossas coisas aos poucos, mas quero começar logo", disse.


A segunda moradia beneficiou Marli Costa Ignácio, que vai morar com a irmã, Maria Helena, por quem é responsável. Já no dia da assinatura do contrato de aquisição, no dia 16 de março, Marli não escondia a emoção por ter adquirido sua moradia. "Nunca na minha vida inteira eu imaginei viver em uma casa tão boa como esta", contou Marli. Ela estava vivendo com a filha, que mora no mesmo terreno em que ficava a casa antiga de Marli, substituída por uma unidade modular. Falante e muito feliz, Marli recebeu as chaves da casa junto com a neta, Thais, que fez questão de abrir a porta. Mostrou para o secretário qual será o seu quarto, e fez questão de posar na janela. "Então vai ser daqui que a senhora vai acompanhar o movimento e apreciar a vista?", perguntou Zancanaro.


Marli segurou a emoção o quanto conseguiu, mas no momento em que todos estavam de saída, encostou-se no ombro do secretário e não segurou as lágrimas, que disse só haver motivo para felicidade. "E é felicidade!", respondeu.


No Mocotó o beneficiado foi Salésio Kauling, portador de necessidades especiais, que tem a tia, Lucy Kauling da Silva, como curadora. Foi ela quem recebeu as chaves e fez questão de elogiar a equipe que construiu a moradia, com quem aprendeu detalhes sobre a manutenção da casa modular. Das mãos do secretário Domingos Zancanaro, Lucy recebeu o manual e o kit para perfurar as paredes para a colocação de móveis e quadros e ouviu as recomendações sobre os cuidados necessários. "Essa casa é para meus sobrinhos e minha irmã, para o resto da vida. Vamos cuidar muito bem dela", contou.


A unidade construída no Mocotó possui banheiro adaptado para a utilização por portadores de necessidades especiais, o que segundo Lucy vai facilitar muito os cuidados com o sobrinho. "Se minha mãe estivesse viva, com certeza ela estaria pulando de felicidade, mas sei que onde ela está, está muito feliz", disse, lembrando de dona Virgínia, falecida há cinco anos.


Após a entrega das unidades habitacionais, o secretário Zancanaro e a equipe da Secretaria de Habitação seguiram para a Queimada e Jagatá, para a vistoria de obras realizadas nas comunidades.


galeria de imagens