Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

31/03/2016 - Habitação
Comunidade aprova obras executadas no Jagatá
Além da escadaria na Siqueira, inspeção de obras incluiu pavimentação, construção de muros e rampas na comunidade

foto/divulgação: Mauro Vaz

Waldomiro Barros mora na Siqueira há 20 anos, e comemorou a conquista

"Hoje ganhei o dia". Esta frase, dita pelo ex-presidente da Associação de Moradores do Jagatá, Sulimar Alves, ao ver pela primeira vez a escadaria da Siqueira praticamente concluída, dá uma ideia da importância da obra da para a comunidade.


Antiga reivindicação dos moradores, a escadaria abre uma nova via de ligação entre o alto do morro e a rua Silva Jardim, na Prainha, e, principalmente, estabelece condições de acessibilidade  e de  saneamento para moradores que se acostumaram a descer pelo caminho precário que antes existia. "No dia a dia, o esgoto a céu aberto era o que incomodava demais os moradores, e em dias de chuva isso aqui virava uma cachoeira, e a água ia levando tudo ladeira abaixo", comentou Sulimar. Segundo o líder comunitário, pessoas com problemas de locomoção não saíam de casa havia anos por causa disso.


Sulimar acompanhou a inspeção das obras representando o presidente da Associação, Sidnei Nascimento, que acompanhava o nascimento do neto.


"Foi uma obra difícil, especialmente pela dificuldade de acesso, transporte de material, limitação para trânsito dos moradores e, sem dúvidas, as questões climáticas. Mas desde o início sabíamos que era fundamental para a comunidade e que, por isso, teríamos o apoio das lideranças e dos moradores, que agora são os maiores, mas não os únicos, beneficiados", disse o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, durante a inspeção realizada nas obras.


"Foi uma luta muito grande, mas a sensação de que valeu a pena é o que temos agora", comemorava Waldomiro Barros, que há 20 anos vive na Siqueira. Em pé, nos degraus ainda com cor de concreto novo, ele acompanhou a passagem do secretário Zancanaro e das lideranças comunitárias com um sorriso estampado no rosto.


Waldomiro é apenas um dos muitos moradores da Servidão Siqueira que comemoram a construção da escadaria e das rampas de acesso na Servidão João Batista de Andrade Filho. "Ainda dá para melhorar, mas não tem nem comparação com o que a gente tinha que enfrentar antes", comentou uma moradora, enquanto descia os degraus, apressada, em direção à avenida Mauro Ramos. "Mas agora dá para chegar rápido", emendou.


Além da escadaria da Siqueira, o grupo de visita - que, além da equipe da Secretaria, era composto por representantes da Associação de Moradores -passou também pelas travessas Felicidade e Paraíso Verde, que também receberam benfeitorias.


"Havia uma serie de demandas, e sabemos que ainda há trabalho a ser feito, mas os encaminhamentos programados nos dão a certeza de que em breve a comunidade terá, senão todas, boa parte de suas demandas atendidas", acrescentou Zancanaro.


Na Travessa Felicidade, a rampa e obras de contenção facilitam o acesso e trânsito das pessoas, além de garantir a segurança dos moradores. "Ao longo dos anos, acabamos desenvolvendo uma espécie de 'percepção de risco', e cada vez que chovia ficávamos de sobreaviso", contou Mauro Corrêa Andrade, morador da comunidade. Ele explicou que em cada nova situação de chuva intensa os sobressaltos eram constantes. "Agora dá para dormir tranquilo", disse, apontando para uma estrutura de contenção recém-construída.


As obras no Jagatá prosseguem e estão previstas a pavimentação e construçao de rampas na rua São Judas Tadeu, que liga o Jagatá à rua José Maria da Luz, no bairro José Mendes. "A obra na São Judas Tadeus abrange, também, instalação de rede de esgotos e contenções. Na medida em que vamos conclundo e entregando as obras, vamos comemorando junto à comunidade o atendimento de importantes demandas", concluiu o secretário. 


galeria de imagens