Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

11/04/2016 - Habitação
A experiência de Tiscoski a serviço da cidade
Novo secretário quer contar também com a interação a outras secretarias da administração municipal para trabalhar por Florianópolis

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Leodegar Tiscoski pretende resgatar projetos junto ao Ministério das Cidades

Em solenidade prestigiada por políticos, secretários e servidores municipais, foi   empossado na tarde de segunda-feira (11) o novo secretário municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, que até o ano de 2014 atuou como secretário nacional de Saneamento Ambiental e secretário nacional de Planejamento Urbano. Engenheiro do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Tiscoski afirmou que aceitou assumir a pasta por amar Florianópolis, cidade onde vive desde 1967.


Em sua fala de apresentação, Tiscoski fez questão de lembrar algumas obras que conduziu na Capital desde o tempo em que chefiou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), até o período em que chegou ao Ministério das Cidades, aonde chegou, como fez questão de frisar, por indicação do deputado Nélio Dias (RN). “Devo a ele esta indicação, e a mais ninguém”, afirmou. Entre as obras das quais esteve à frente, o novo secretário destacou o Túnel Antonieta de Barros, na Via Expressa Sul (entregue na gestão do governador Esperidião Amin), que começou a comandar quando apenas 20% dos trabalhos haviam sido executados.


Ciente dos grandes desafios nas áreas de saneamento básico e habitação, Leodegar Tiscoski chamou atenção para a criação do marco regulatório de saneamento – que ajudou a desenvolver- e para as cartas geotécnicas, elaboradas para avaliação das áreas de risco e fundamentais para o desenvolvimento de cidades de forma consciente e ordenada. “São trabalhos dos quais me orgulho. Em relação à área de saneamento, enquanto estivemos no Ministério das Cidades recursos na ordem de R$ 2,3 bilhões foram ‘carimbados’ para Santa Catarina”, lembrou.


Segundo o secretário, é com este conhecimento, com a vivência de mais de seis anos no Ministério das Cidades e com a interação a outras secretarias da administração municipal que pretende colaborar com Florianópolis. Tiscoski acredita que o corpo técnico do Ministério deve continuar o mesmo, e graças à capacidade da equipe será possível receber auxílio para resgatar alguns projetos, como por exemplo o projeto urbanístico da Vila Aparecida, que para ele é importantíssimo para o desenvolvimento da cidade. “A partir de hoje passo a integrar a equipe do prefeito César Souza Junior, e assumo um compromisso com a cidade e com a administração”, afirmou.


Presente à solenidade de posse, o ex-deputado Joares Ponticelli destacou a presença de Tiscoski na administração municipal como um ‘grande apoio’ para a equipe do prefeito César Souza Junior. “É um nome de referência para trabalhar pela cidade. com larga experiência e um exemplar currículo de mais de quatro décadas. Sem dúvidas, sua presença na administração municipal é um reforço para este time que trabalha pela cidade”, destacou.


Ao saudar o novo secretário, o prefeito César Souza lembrou que administrar uma cidade com a arrecadação em alta é tarefa fácil, mas com o cenário que se apresenta atualmente, a situação fica muito diferente. E é nestes momentos, segundo o prefeito, que é fundamental eleger prioridades e contar com uma equipe coesa e de qualidade.


Cesar Souza agradeceu a colaboração do ex-secretário Domingos Zancanaro, que afastou-se da secretaria no fim de março. Segundo o prefeito, graças ao trabalho e ao comprometimento de Zancanaro e de seu antecessor, Rafael Hahne, a Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental cresceu em importância. “Hoje é uma das secretarias mais promissoras de Florianópolis, tanto em realizações presentes quanto em potencialidades futuras”, afirmou César Souza.


O prefeito disse que embora Leodegar Tiscoski tenha uma forte identificação com o Sul do estado, percebe nele um “coração de manezinho” e um grande amor por Florianópolis. “Somando-se a isso seu espírito público e vontade de servir à população, tenho certeza que vamos continuar realizando um grande trabalho. Por isso, só tenho que agradecer pela sua disposição em emprestar seus quase 50 anos de vida pública para contribuir com nosso projeto para a cidade. Isso me anima a seguir trabalhando”, concluiu o prefeito.


Após o encerramento da solenidade, Tiscoski seguiu para a Secretaria, onde passou em todos os setores para conhecer sua nova equipe de trabalho. 


galeria de imagens