Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

06/07/2010 - Social
Abertas as inscrições para a Brigada Comunitária.
O projeto tem o objetivo de capacitar moradores do Maciço do Morro da Cruz sobre a prevenção e intervenção no caso de incêndios e acidentes domésticos.

foto/divulgação: FJR

Abertas as inscrições para o curso de brigadista.

Mais uma vez estão abertas as inscrições para o curso de formação para a Brigada Comunitária. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental (SMHSA) com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CB).  O projeto tem o objetivo de capacitar moradores do Maciço do Morro da Cruz sobre a prevenção e intervenção no caso de incêndios e acidentes domésticos.

Grande parte das áreas abrangidas pela iniciativa é de difícil acesso, o que dificulta a chegada e manobra dos veículos de emergência. Com a preparação da comunidade, o atendimento pode ser realizado antes da chegada dos Bombeiros.
Atualmente a maioria dos sinistros registrados em Florianópolis acontecem em regiões de interesse social, com isso uma resposta rápida protege a vida e o patrimônio das pessoas. Na maioria dos casos, ocorre a perda total das residências causando um impacto significativo nas famílias atingidas. “É uma prevenção inteligente”, destacou o comandante do CB de Florianópolis, Tenente Coronel Gevaerd. De acordo com ele, a preparação da Brigada Comunitário está levando mais segurança e cidadania para a população do Maciço.

Os alunos participarão de palestras que serão ministradas por profissionais e voluntários do CB. Os assuntos abrangem formação de brigada, noções de defesa civil, prevenção de combate a incêndio e primeiros socorros. As vagas são limitadas e para participar da iniciativa basta ser maior de 18 anos e morador do Maciço do Morro da Cruz.
Ao final dos trabalhos, cada participante receberá dois extintores portáteis e uma bolsa contendo materiais de primeiros socorros. Os brigadistas também farão vistorias coordenadas pelo Corpo de Bombeiros para diminuir o risco de incêndios e acidentes domésticos. “As comunidades estão aguardando ansiosas, todos querem se qualificar para poder agir rapidamente” comentou a gerente de projetos especiais da SHSA, Kely Cristina Vieira. Segundo ela, as inscrições enceram no dia 13 de julho, data que iniciam as atividades. Mais informações através do telefone 32516313.