Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

28/07/2010 - Meio Ambiente
Continuam as obras do Parque do Maciço do Morro da Cruz
O Parque vai ocupar as áreas mais degradadas do terreno e preservar a vegetação em estado de regeneração e atenderá toda a população da capital e turistas.

foto/divulgação: Flavio Jr

Vegetação nativa será preservada pela iniciativa evitando a invasão de áreas de preservação permanente.

Seguem conforme o cronograma obras para a construção da sede do Parque Natural do Maciço o Morro da Cruz, na região central de Florianópolis. A iniciativa faz parte do processo de urbanização do Maciço do Morro da Cruz. O projeto abrange 16 comunidades, ou seja uma região de mais de dois milhões de metros quadrados. Desta área estão destinados um milhão e quatrocentos mil metros quadrados que serão preservados com a implantação do Parque. Segundo o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Átila Rocha, o projeto urbaniza um terço da área ocupada pelas comunidades e preserva dois terços. "O importante é que o Parque  vai ser uma conexão entre o morro e o restante da cidade. O projeto vai representar para as comunidades, além de lazer, uma fonte de geração de renda com a transformação do local em ponto turístico, comentou o secretário.

Atualmente o local onde a sede será construída está sendo demarcado por topógrafos. Já os acessos passam por melhorias para facilitar a circulação de veículos e pessoas.

O projeto do Parque do Maciço foi desenvolvido pela arquiteta e urbanista Cibele Assmann Lorenzi. De acordo com ela, a iniciativa vai preservar uma área de vegetação que poderia ser ocupada irregularmente.

A arquiteta explicou que o Parque vai ocupar as áreas mais degradadas do terreno e preservar a vegetação em estado de regeneração. O projeto prevê ainda a construção de equipamentos que atenderão os anseios das comunidades do entorno, a exemplo de infraestrutura de esporte e lazer. Após a inauguração o Parque estará a disposição de moradores e turistas.


galeria de imagens