Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

21/12/2012 - Obras
Comunidade do Morro da Mariquinha recebe projeto
Grampeamento de blocos de pedra, muro de contenção e drenagem são algumas das providências para evitar catástrofes

foto/divulgação: Mônica Corrêa da Silva

Preocupação da Prefeitura e da Associação de Moradores agora é com a captação de recursos

O Secretário Municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros, apresentou hoje ao presidente da Associação dos Moradores do Morro da Mariquinha, Marcelo Ferreira, o projeto de recuperação e contenção da encosta da Rua Waldomiro Monguilhot. A área foi atingida pelo deslizamento de uma pedra de aproximadamente 200 toneladas no dia 13 de dezembro do ano passado, resultando na morte de uma senhora e na interdição de 22 casas, sendo que cinco delas foram demolidas.
O projeto elaborado pela empresa Mais Engenharia visa dar estabilidade e garantir total segurança à comunidade do Morro da Mariquinha. Desde a tragédia provocada pelas chuvas a região vem sendo monitorada pela Defesa Civil Municipal devido ao risco de novas catástrofes.
Segundo o Secretário Municipal de Obras existem alguns blocos de pedra instáveis, que juntos pesam cerca de 180 toneladas, os quais vão ser “grampeados”, ou seja, fixados através de 304 metros de tirantes de aço. Também estão previstas as construções de 290 metros cúbicos de muro de gabiões, de contenção, de 73 metros de muro de alvenaria, e de 240 metros de cerca de alambrado.
Ainda vão ser feitos 2.251 metros cúbicos de terraplanagem, 280 metros de drenagem para reordenar todo o fluxo hídrico da região, e uma limpeza em que serão retiradas árvores cujas raízes fazem pressão sobre pedras e podem provocar deslizamentos.
Com todas estas obras prontas, será feita uma avaliação pela Defesa Civil Municipal para averiguar a possibilidade de algumas famílias desalojadas voltarem a residir na área. Da mesma forma, só depois das obras concluídas é que a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a comunidade vão decidir sobre a destinação do terreno mais atingido pela tragédia de um ano atrás.  
Próximos passos

A partir de agora, a expectativa gira em torno da captação de aproximadamente R$ 1 milhão para a realização das obras junto ao Ministério das Cidades. De acordo com Luiz Américo, contatos neste sentido já foram iniciados em Brasília. Mas só a partir de janeiro é que o Ministério abre a oportunidade para os municípios se candidatarem a receber recursos financeiros para obras de contenção de encostas.

Apesar disso, o Secretário Municipal de Obras garante que as obras saem em 2013. “Não tem como não sair. O risco que aquelas pedras estão provocando é iminente. Cabe ao gestor público ser rápido e ágil para que elimine o perigo daquela situação”. O presidente da Associação dos Moradores do Morro da Mariquinha, Marcelo Ferreira, comemorou: “A gente está esperando este projeto desde janeiro. É uma vitória muito grande”.           
                                  


galeria de imagens