Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

01/07/2013 - Obras
João Amin lança obras na Lagoa e no Campeche
Ciclovia da Osni Ortiga e pavimentação da Rua Nova Esperança atendem comunidades do Leste da Ilha

foto/divulgação: Rodrigo Viegas

Secretário João Amin, diretor Renato Geske e vereadores Pedrão e Erádio prestigiaram o lançamento das obras

A Secretaria Municipal de Obras aproveitou o sábado de sol para realizar a assinatura da ordem de serviço de duas importantes iniciativas para a cidade, principalmente para o Leste da Ilha. Primeiro o secretário João Amin esteve com a comunidade do Campeche para oficializar o calçamento da Rua Nova Esperança e, em seguida, recebeu um grande número de moradores, principalmente ciclistas, para o lançamento da ciclovia da Rua Osni Ortiga. Ainda no sábado foi entregue a Capela Mortuária da Lagoa da Conceição

 

Presente na cerimônia da Lagoa da Conceição, o deputado estadual Edison Andrino – responsável pela emenda que garantiu uma parte dos recursos para a obra – aproveitou para parabenizar o secretário e o prefeito César Souza Júnior pelas ações em prol da Lagoa. Também prestigiaram o evento o diretor da Prefeitura Itinerante Renato Geske, os vereadores Pedrão Assis, Erádio Gonlçalves e Vanderlei Lela, além de representantes de diversas associações de moradores e cicloviários.

 

Durante a cerimônia o secretário de Obras João Amin destacou a importância da iniciativa. “Ruas como a Vereador Osni Ortiga têm, além de alto volume de tráfego de automóveis, uma grande circulação de bicicletas o que acarreta na real necessidade de segurança. Já tivemos acidentes fatais nesta via e esperamos que com iniciativas como esta a prefeitura passe a proporcionar mais segurança e lazer para as comunidades de Florianópolis”, assinalou.

 

A ciclovia

De posse da licença ambiental e com autorização do Patrimônio da União já publicada no Diário Oficial, a ciclovia da Rua Osni Ortiga está orçada em R$ 4,5 milhões. O projeto contempla 2,8 quilômetros de ciclovia e passeio, que serão feitos no lado direito da rua no sentido Lagoa – Rio Tavares. A ciclovia terá 2,40 metros de largura e o passeio dois metros, sendo que as duas vias serão separadas por um canteiro de 0,60 metros. As vias vão iniciar a 630 metros da Avenida das Rendeiras, no ponto em que a via começa a margear a Lagoa da Conceição, e seguirão até o entroncamento da Rua Laurindo Januário da Silveira no Porto da Lagoa. As pistas das vias serão de blocos de concreto tipo paver. Esta fase de implantação dos trabalhos deve levar aproximadamente 120 dias para conclusão.