Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

23/08/2013 - Habitação
Prefeito entrega casas reformadas no Continente
As 12 casas foram totalmente reformadas; moradores já podem mudar-se

foto/divulgação: Petra Mafalda

Graziela recebe das mãos do prefeito as chaves da sua casa nova

O prefeito Cesar Souza Júnior entregou pessoalmente na tarde desta sexta-feira, 23, as chaves de uma das 12 casas do conjunto Santa Terezinha I, no bairro Monte Cristo (área continental). O evento, simbólico, aconteceu no gabinete da Prefeitura e representou, através da moradora Graziela Alves de Lima, a realização do sonho das 12 famílias que passarão a ocupar as residências. As casas haviam sido ocupadas irregularmente antes de as obras serem concluídas, sofreram danos e tiveram de passar por ampla reforma antes de sua destinação legítima. A Prefeitura gastou R$ 443 mil nessa reforma.

As unidades habitacionais foram construídas em terreno viabilizado pelo Lar Fabiano de Cristo e pela Federação Espírita Catarinense e haviam sido ocupadas antes do término das obras. O prefeito Cesar Souza Júnior assinou a ordem de serviço para a reforma das casas no início do ano e as famílias compareceram na Secretaria de Habitação nesta sexta para assinar o contrato e a autorização para o início da mudança.

 

As famílias residiam em uma estrutura precária e que foi totalmente reformada, em todo seu acabamento, telhado, infraestrutura, com ligação de água, rede de esgoto e energia elétrica. O loteamento recebeu pavimentação, drenagem e calçadas. 


Tatiana Gisele Linhares, 35 anos, viúva e mãe de três filhos menores, é filha da moradora mais antiga do bairro, a Dona Nita, e foi contemplada com a moradia de número 06. Ela contou que vive na comunidade desde que nasceu e que tinha sua inscrição habitacional desde 2006. "Recebi a notícia ontem pela manhã de que iria ser beneficiada e estou muito feliz, me realizei completamente", falou.


O casal Karina da Rosa Leite, 19 anos, e Cristiano Chaves Leite, 26 anos, também foi contemplado e irá ocupar a casa de número 02. Moradores na comunidade desde que nasceram, eles moravam de aluguel e ficaram sabendo ontem que vão poder voltar para o local. "Estamos muito felizes", disseram.

 

Outra feliz era Fernanda M. Dias, 25 anos, casada e mãe de três filhos menores, que irá residir na casa de número 10. Cadastrada desde 2006, ela faz parte de uma das famílias que ocupou as casas antes do término das obras e que durante a reforma morou de aluguel. "Já sofri muito nesta vida e estou bem feliz com este sonho realizado. Agora, minhas filhas não vão ficar mais doentes", desabafou ela.

 

Ainda na tarde desta sexta-feira, o prefeito entregou pessoalmente as chaves para Graziela Alves de Lima, 32 anos, mãe de dois filhos e moradora na comunidade desde que nasceu. Ela, que já morava no local antes da reforma e com cadastro no sistema habitacional desde 2006, vai residir na casa de número 01. "Fiquei sabendo que fui beneficiada ontem e até agora não sei se eu choro, rio ou grito. Acompanhei a reforma bem de perto, todos os dias eu ia lá, me apelidaram até de fiscal da obra", contou.

 

A obra foi muito importante para a comunidade e trouxe uma condição mais digna para aquelas famílias. O prefeito Cesar Souza Júnior enfatiza que "é um momento de alegria quando se torna possível atender aqueles que mais precisam de atenção do poder público. Esta ação é o início de um trabalho sério e comprometido com a Política Habitacional de Florianópolis".

 

O prefeito, disse ainda estar bastante emocionado com a entrega das casas totalmente reformas e que estas são as primeiras de muitas que ele irá entregar em seu governo.

 

As 12 famílias possuem cadastro habitacional na prefeitura e foram escolhidas dentro dos critérios de atendimento utilizados nacionalmente e indicados pelo governo federal. Dentre os critérios estão a renda de até 3 salários mínimos, o tempo de moradia no município e situações de risco (social, físico, geológico e insalubre).


galeria de imagens