Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

08/08/2014 - Obras
Prefeito em exercício vai ao Maciço visitar obras
Quatro frentes de trabalho, em quatro comunidades, são vistoriadas

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Obra na comunidade do Monte Serrat

Dando sequência à série de visitas que vem fazendo às inúmeras obras do Maciço do Morro da Cruz – que está passando por uma visível transformação – o prefeito em exercício César Faria esteve em quatro locais na manhã desta sexta-feira (8), acompanhado do secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne. A primeira parada foi no Morro da Mariquinha, nas obras de construção de muro de contenção no local onde, em dezembro de 2011, uma pedra de 200 toneladas deslizou e matou uma pessoa, além de obrigar várias famílias a abandonarem suas casas.

Nesta primeira etapa, está ocorrendo a limpeza da área. "Até o momento, já foram retiradas aproximadamente 300 toneladas, entre mato e lixo. Nosso objetivo é estabilizar o local e aí sim avaliar a situação de cada casa que temos no entorno", informou o secretário Hahne.

Da Mariquinha, eles seguiram até a servidão Visual, na comunidade do Mont Serrat, onde está em fase final a construção de três casas modulares, infraestrutura no entorno e pavimentação da rua. No Morro do Horário, a seguir, eles vistoriaram as obras de infraestrutura que acontecem na rua Ana Xumadelo de Ramos. No local, acontece a retificação de um canal de drenagem e a construção de um muro de contenção.

"Esta é uma obra emblemática e que foi muito solicitada pela comunidade. Em torno de 45 dias, iremos iniciar a execução da ponte que trará mais segurança à travessia dos moradores", disse o secretário. Segurança é o que espera Lúcia Souza de Lima, que mora no Horácio há 41 anos, teve ali seus quatro filhos e quase perdeu o primeiro naquele canal: “Escorreguei e caí no riacho de água suja que corta o caminho quando estava grávida, quase perdi a criança”, lembrou,

A última parada foi no Morro da Penitenciária, onde, ao custo aproximado de R$ 150 mil – envolvendo terraplenagem, drenagem, pavimentação e construção de 12 muros de contenção – está sendo aberta uma via pública. O prefeito em exercício falou da importância da “parceria das comunidades” para a execução dos trabalhos. “Com isso, estamos conseguindo realizar todas as obras esperadas por eles”, frisou.


galeria de imagens