Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

22/09/2014 - Obras
Secretário Nacional de Mobilidade avalia projetos
Visita serve para acelerar a liberação de recursos para as obras

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Secretário Raphael conheceu proposta de transporte marítimo

O secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob) do Ministério das Cidades, Raphael Rezende Neto, foi recebido na manhã desta segunda-feira (22) pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelo secretário municipal de Obras, Domingos Zancanaro. O encontro, que contou ainda com a participação de equipe técnica da Caixa Econômica Federal, teve por objetivo apresentar os principais projetos de mobilidade para a Capital, de forma a agilizar a liberação dos recursos e, consequentemente, a execução das obras.

Responsável por formular e implementar a política de mobilidade urbana nas cidades brasileiras, a SeMob é a condutora da liberação de recursos para os projetos desta natureza. Segundo o prefeito, “o encontro entre técnicos da Prefeitura, Ministério das Cidades e Caixa é de suma importância para que haja um enfoque resolutivo das propostas, dos projetos e das obras”.

Foi nesta direção que o secretário Raphael Rezende Neto avaliou sua visita. “Queremos dar celeridade às tratativas. Entender os projetos, estudar as possibilidades e, na medida do possível, agilizar o processo. Com todos os agentes reunidos, fica mais fácil atingirmos nosso objetivo final, que é a execução e finalização. Não tem sentido viabilizarmos a liberação de quase R$ 500 milhões em recursos e demorarmos a ver o resultado. Precisamos dar uma resposta rápida à população”, disse.

O secretário Domingos Zancanaro, responsável pela apresentação dos projetos, acompanhou a comitiva do Ministério em visita aos principais pontos que receberão obras de mobilidade. “Programamos para os técnicos da SeMob um roteiro pelo anel viário, pelas rotas do teleférico e de transporte marítimo. O mais importante é realizar uma análise da concepção dos projetos para que entendam sua viabilidade. Acreditamos que este será um passo fundamental para a efetiva liberação dos recursos e o início das obras”, afirmou Zancanaro.

Gerente Executivo de Governo da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Gorski acompanhou o roteiro desta segunda-feira. Para ele, “o posicionamento da Caixa é direcionado a assegurar que os regramentos estabelecidos pelo Ministério das Cidades sejam cumpridos de acordo com as normas e a viabilidade estabelecida pelos cronogramas. Este auxílio visa à economia de tempo e de recursos, facilitando principalmente a execução dos projetos”.


galeria de imagens