Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

09/12/2014 - Habitação
Prefeitura entrega mais quatro casas modulares
Três delas foram construídas com recursos do PAC e uma por meio do convênio entre Prefeitura e Defesa Civil estadual

foto/divulgação: Divulgação: Petra Mafalda/PMF

Valmir e Sueli recebem as chaves da nova casa

Mais quatro famílias  -  três que vivem na comunidade do Mont Serrat e uma na Queimada – receberam na tarde desta terça-feira (9) suas casas modulares.  A entrega das chaves às famílias contempladas foi feita pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelo secretário de Habitação, Domingos Zancanaro.


Com estas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental, chega a 48 casas modulares entregues desde o final de 2013, quando a primeira unidade ficou pronta. Deste total, 11 foram construídas a partir do convênio firmado entre o município de Florianópolis e a Secretaria de Estado da Defesa Civil e as outras 38 integram o PAC do Maciço do Morro da Cruz.


A casa de número 36 foi entregue a Valmir Carlos Teles, conhecido como ‘seu’ Tetéia, que vive na comunidade do Mont Serrat desde que nasceu, há 76 anos. “Nasci aqui neste terreno. Meus filhos, sobrinhos e netos estão aqui e agora, com esta casa segura, eu estou feliz de novo”, disse ‘seu’ Tetéia, lembrando da casa em que vivia até pouco tempo atrás, e que foi  interditada por precariedade.


Junto a ele, a esposa Sueli e a neta Michaeli, de 14 anos, vão passar o Natal mais felizes. “Daqui a dois dias chegam alguns móveis que ganhamos dos filhos”, contou Sueli.


Ao entregar as chaves da casa aos moradores, o prefeito Cesar Souza Junior destacou a importância destas ações nas comunidades. “São momentos como esses que fazem valer a pena todas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia”, frisou o prefeito.


Na sequência, o prefeito e o secretário entregaram mais duas casas no Mont Serrat.  A 37ª casa foi entregue aos irmãos Jorge, Tainara, Jeferson e Jaison, netos de Valmir, que viviam com a mãe, Jucelene Barbosa, em uma precária casa de madeira que tinha um quarto, sala/cozinha e não tinha banheiro.


 Jucelene morreu em setembro deste ano, antes de realizar o sonho de morar na nova casa. “Mas nós vamos viver bem aqui, e juntos”, garantiu Tainara, que recebeu as chaves das mãos de Cesar Souza Junior. “Que Deus abençoe este lar”, disse o prefeito.

A própria Tainara recebeu também as chaves da casa de número 38, onde vão viver seu primo, Jailson Henrique Teles, a esposa Juliana, dois filhos e uma enteada, que não estavam em casa.

Casa na Queimada


Saindo do Mont Serrat, o prefeito e o secretário seguiram para a comunidade do Morro da Queimada, onde a quarta casa foi entregue. O secretário Zancanaro destacou a abrangência das ações em diferentes comunidades. “Atuamos em todas as áreas do Maciço, proporcionando melhores acessos, infraestrutura e residências seguras a moradores de diferentes comunidades”, disse.


A casa entregue na Queimada foi a 11ª construída por meio do convênio firmado entre a Prefeitura e a Defesa Civil, que prevê a construção de 20 casas modulares. A contemplada com esta moradia foi Regina Maria de Souza, que anteriormente morava no mesmo lugar, na casa que foi de seus pais. “Vivo aqui há mais de 50 anos, e nunca tive condições de cuidar da manutenção da casa antiga”, justificou Regina.


A casa apresentava problemas estruturais e estava na iminência de desabar. “Em dias de vento forte a casa rangia e meu medo aumentava ainda mais”, relatou.


Regina fez questão de ser fotografada ao lado do prefeito e do secretário de Habitação e ficou muito emocionada ao receber as chaves. “Esta casa foi um presente de Natal maravilhoso que eu ganhei”. Ao explicar que vai morar sozinha na nova residência, Regina ouviu do secretário Zancanaro a afirmação “Sozinha nunca, dona Regina. Deus sempre está ao nosso lado”.


Além destas quatro residências entregues na terça, uma quinta unidade será entregue no sábado, durante o Prefeitura no Bairro que vai acontecer na comunidade Santa Vitória.


galeria de imagens