Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

23/12/2014 - Habitação
Prefeitura entrega duas casas às portas do Natal
Estas foram as duas primeiras casas de alvenaria entre as 50 do primeiro lote do projeto do Maciço do Morro da Cruz

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Vanderlei coloca a placa na porta de sua casa, auxiliado pelo secretário Domingos Zancanaro e pelo secretário adjunto, Renato Carlos da Silva

A manhã desta terça-feira (23), antevéspera de Natal, foi especial para uma família da Nova Descoberta e outra da Travessa Visual, no Mont Serrat: elas receberam as chaves das duas primeiras casas entregues dentro do projeto de um lote inicial de 50 moradias de alvenaria, que serão construídas com recursos do PAC do Projeto Maciço do Morro da Cruz.


Vanderlei José Soares, que disse morar "há mais de 30 anos" na Nova Descoberta, estava vivendo em uma casa temporária, exatamente ao lado de sua residência, e acompanhou de perto a evolução da obra. “Mas hoje será a primeira vez que entro na casa com ela assim, prontinha”, disse.


Ao receber a chave das mãos do secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, e do secretário adjunto, Renato Carlos da Silva, Vanderlei abriu a porta e fez questão de entrar com o pé direito na nova moradia.  “Assim, garante a boa sorte”, observou o secretário. Na casa de 68 m², com três quartos, sala, cozinha e banheiro, ele vai viver com a esposa e um netinho de três anos.


A antiga casa de Vanderlei não estava em uma área de risco, mas foi demolida para dar lugar à nova via de acesso que está sendo aberta na comunidade, obra que vai beneficiar muitas famílias que vivem na área. “Depois que a rua for calçada, vai ficar ainda melhor”, declarou Soares, enquanto testava todas os interruptores e torneiras da nova residência.


De acordo com o secretário Zancanaro, as obras de pavimentação da via serão iniciadas logo após a finalização das outras sete moradias programadas para a área. “Enquanto temos trânsito frequente de caminhões pesados nesta rua, não é recomendável que façamos o calçamento, mas já estamos trabalhando na estrutura das casas, e tão logo elas fiquem prontas a pavimentação será finalizada”, explicou.


A segunda casa, localizada na Travessa Visual, no Mont Serrat, foi entregue a Charles Fernando Pereira, que não disfarçou o entusiasmo ao receber as chaves de sua nova moradia das mãos do secretário e do diretor de Habitação, Paulo Bastos Abraham, que estavam acompanhados da assistente social Juliana Guilard.


“Ainda hoje começo a trazer as minhas coisas para cá, e no Ano Novo a família vai ver a queima de fogos daqui”, afirmou Charles, que é casado com Ana Rute e pai de Chayanne, de 12 anos, que segundo o pai está feliz com o quarto novo que terá.  


Segundo ele, a casa antiga estava com as paredes rachadas, colocando a família em risco. Morando a poucos metros da nova casa, ele garantiu que o Natal de 2014 será comemorado na sala da nova residência, que tem dois quartos, 47,84 m²  e uma vista privilegiada de toda a região central da Ilha e também do Continente. “Esperei muito para ter uma casa assim, e não dá para explicar como estamos felizes”, disse.


Ainda na tarde desta terça-feira o secretário Domingos Zancanaro, o secretário adjunto e o diretor de Habitação entregaram duas casas que passaram por reformas na região continental.


Leia mais: Panaia mais próxima da regularização fundiária


galeria de imagens