Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

03/02/2015 - Habitação
Primeiras casas modulares de 2015 são entregues
Famílias do Jagatá receberam as chaves das mãos do prefeito Cesar Souza Junior e do secretário Domingos Zancanaro

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito César Souza Junior coloca a placa de identificação na casa de Luciana Costa

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, entregaram quatro casas modulares na manhã desta terça-feira (3), na comunidade Jagatá, no Maciço do Morro da Cruz. Essas quatro unidades fazem parte do primeiro lote de 44 casas modulares construídas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).


A quinta entrega programada, de uma unidade na Nova Descoberta, não aconteceu porque a proprietária, Zélia Maria da Silva, teve um imprevisto e não pôde estar presente.


As quatro casas do Jagatá substituíram as residências originais dos moradores, que se encontravam em uma zona de alto risco, onde chuvas fortes provocavam deslizamentos constantes. A construção de um muro de contenção mudou a realidade do local, e as unidades habitacionais estão hoje em um lugar seguro.

O proprietário da casa número 40 é Alexandre Almeida Dias, que vive na comunidade há mais de 20 anos. As chaves foram entregues à sua esposa, Camila Bernardino Pereira, que abriu as portas de sua nova casa com satisfação. “É muito bom ter uma casa que é da gente, num lugar seguro, e deixar de pagar aluguel. Já contratei a mudança e ainda hoje quero vir para a minha casa”, disse Camila, que estava morando em uma casa com aluguel social. “Essas casas têm um pé direito bem alto. Elas são amplas, o ar circula bem e elas ficam bem fresquinhas”, comentou o secretário Zancanaro.


As chaves das unidades 41 e 42 foram entregues a Nilsa Fernandes (casada com Rudnei Wirth) e Monique Pereira Cardoso, esposa de Wilton Indio Farias. Ambas conversaram com o prefeito Cesar Souza e com o secretário Zancanaro, solicitando alguns reparos em suas unidades, o que de acordo com o secretário será providenciado brevemente.


“Antes de começarmos a utilizar esse tipo de casas no Programa do Maciço, colocamos uma pessoa para viver em um modelo semelhante por um longo período, para testar as condições de moradia. As casas foram aprovadas e têm garantia”, informou o prefeito.


A quarta unidade, de número 43, pertence a Luciana Costa, que vive na casa com as duas filhas, Eliane, de 11 anos, e Iris, de sete. Luciana conta que em 2008, quando uma forte chuva provocou um deslizamento, a família teve que sair de casa e ficar em um alojamento provisório. Desde então, a situação de sua moradia passou a ser monitorada pela Defesa Civil, mas a insegurança era constante.


“Não ficava tranquila quando saía para trabalhar e deixava minhas filhas sozinhas. Agradeço demais por esta obra ter ficado pronta e eu estar aqui, em segurança com minhas filhas. Hoje, pode chover até canivete que eu não me preocupo!”, disse a moradora, sem disfarçar a felicidade com a nova moradia.


Com as quatro casas entregues nesta terça, fica faltando apenas uma para completar o primeiro lote de 44 casas modulares construídas com recursos do PAC. A última, na comunidade do Morro do Céu, já está em obras e deve ficar pronta ainda este mês.


galeria de imagens