Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

10/02/2015 - Continente
Programa Se Liga na Rede chega a vinte mil ações
Irregularidades diminuíram em relação à medição anterior; com novo aditivo de prazo, as inspeções podem prosseguir até 9 de maio

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Equipe inspeciona as ligações de esgoto e pluvial de imóveis em Florianópolis

O relatório elaborado a partir da 15ª medição do Programa Floripa Se Liga na Rede – que tem por objetivo inspecionar as ligações de esgoto e pluvial de imóveis em Florianópolis - mostra que entre os meses de janeiro e fevereiro foram realizadas 935 ações pelas equipes de fiscalização. Com isso, entre inspeções e visitas, o Programa chega a 20.008 ações; em termos percentuais, as irregularidades diminuíram em relação à medição anterior.


“Há um ano, eram cerca de 4.200 ações. Hoje chegamos a um número significativo, e vamos prosseguir com as fiscalizações, como forma de garantir uma melhor balneabilidade em nossas praias. Os resultados positivos aparecem, mais em algumas localidades, menos em outras, mas há motivos para comemorar. Ingleses, por exemplo, continua apresentando o maior índice de irregularidades, mas de 77% na 12ª medição, passou para 70,6% nesta, que é a 15ª. Foi uma queda considerável”, disse o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Domingos Zancanaro.


Comparativamente, entre as localidades que integram esta primeira etapa do Programa, de acordo com a última medição, Canasvieiras foi o bairro que mostrou o melhor resultado: na medição de janeiro, 42,8% das ligações estavam regulares, e no último relatório esse percentual subiu para 46,3%. Lá, a irregularidade mais frequente é a ausência da caixa de gordura (525 ocorrências).


Apenas duas localidades (Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição) apresentaram pequenos aumentos percentuais em ocorrências de irregularidades. Na Barra da Lagoa 50,5% das ligações estão adequadas (no relatório passado esse número era 51%) e na Lagoa da Conceição o percentual de irregularidades subiu de 44,9% para 46,5%. Também nessas duas localidades a ausência de caixa de gordura é a irregularidade mais comum, com 615 casos na Barra e 699 na Lagoa da Conceição.


Na Cachoeira do Bom Jesus, dos 796 imóveis já inspecionados, 280 estavam com suas instalações não conectadas à rede de esgoto sanitário, e em 273 foi verificada a ausência de caixa de gordura. Também nos Ingleses esses dois itens correspondem às irregularidades mais frequentes: em 1.116 inspeções, foram encontrados 561 casos de ligações não conectadas à rede de esgoto e 393 de ausência de caixas de gordura.


Continuidade das inspeções


Implantado em agosto de 2013, por meio de uma parceria entre Secretaria de Habitação, Vigilância Sanitária, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), o Floripa Se Liga na Rede terminaria em agosto de 2014, mas recebeu um aditivo de prazo até 25 de fevereiro.


Um novo aditivo de prazo, entretanto, deve garantir que as inspeções prossigam até 9 de maio. “Esse tempo é muito importante para que nós consigamos avançar na questão do saneamento em nossos balneários. Nossa solicitação foi deferida pelo Comitê Gestor de Governo, que é o órgão competente dentro da Prefeitura para analisar e deliberar sobre o assunto. O próximo passo será a coleta das assinaturas no termo aditivo, que será firmado pela Secretaria de Habitação e a empresa contratada”, explica o secretário Zancanaro.


Nesta primeira etapa, o Floripa Se Liga na Rede abrange a Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Costa da Lagoa, Ingleses, Lagoa da Conceição e Ponta das Canas. Até agora, foram utilizados 70% dos recursos repassados pela Casan à Prefeitura.


galeria de imagens