Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

13/02/2015 - Continente
Programa Se Liga na Rede realiza ação em Ingleses
Bairro com maior número de irregularidades, Ingleses recebeu fiscalização concentrada nesta sexta-feira

foto/divulgação: Assessoria Habitação/PMF

Equipes do Floripa Se Liga na Rede inspecionaram ligações em Ingleses

Com base no resultado da 15ª medição do Programa Floripa Se Liga na Rede, que apontou Ingleses como a localidade com o maior número de irregularidades nas ligações de água e esgoto à rede pública (69,5%), a Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento (SMHSA) programou uma fiscalização intensiva no bairro, e na manhã de sexta (13) as cinco equipes do Programa atuaram simultaneamente no local, realizando inspeções e notificando as moradias que apresentavam problemas.


“Identificamos a necessidade de uma ação mais efetiva nos Ingleses, porque é o bairro que continua apresentando o maior número de ligações com problemas. Houve ganhos, mas a fiscalização precisa ser constante para verificar se as correções estão sendo feitas”, explicou o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, que acompanhou a ação.


A partir dos dados das inspeções e visitas, são produzidos mapas com cores diferenciadas, que demarcam os locais com problemas, os regulares e os que se encontram em processo de regularização. No caso de Ingleses, a “mancha” vermelha que evidencia as irregularidades impressiona (veja o mapa). “Quando falamos em números às vezes não temos a ideia da abrangência dos dados, mas é quando temos a oportunidade de visualizar a situação que conseguimos dimensionar o real tamanho do problema”, comentou o secretário.


No mapa, as poucas áreas em verde mostram as ligações regulares; as azuis não foram inspecionadas, as amarelas estão em processo de regularização e a grande área em vermelho marca as residências com ligações irregulares,


Além das irregularidades nas ligações (esgotos lançados na rede pluvial, água pluvial no esgoto, irregularidades na instalação das caixas de gordura), muitas residências e condomínios ainda operam com fossa séptica, o que pode provocar a contaminação do solo e, consequentemente, do lençol freático.


Problemas


O primeiro condomínio visitado (16 apartamentos, divididos em dois blocos) não possuía ligação com a rede pública de esgoto (utiliza fossa séptica), e as caixas de gordura estavam lacradas. Por isso, não foi possível verificar a integralidade das instalações. A síndica, Maria de Lourdes Costa, recebeu a notificação e se comprometeu a regularizar a situação logo que a temporada de verão acabar. “Não dá para fazer obras agora, mas assim que tivermos condições, quando diminuir a circulação de pessoas no condomínio, vamos regularizar a situação. Espero, honestamente, que todos aqui façam a mesma coisa”, disse.


O secretário explicou que durante a execução da obra, se houver alguma dúvida em relação aos procedimentos, é importante que se faça contato com a Secretaria de Habitação, para que tudo seja feito de forma correta, evitando novas notificações e gastos extras.


Um segundo caso chamou muito a atenção da equipe de fiscalização e evidencia a gravidade do problema: em um condomínio, cada uma das unidades possui um sumidouro, e em algumas delas os dejetos do esgoto já estavam aflorando na grama. “Isso acontece sempre. Dois dias depois de se fazer a limpeza, a situação fica assim novamente”, explicou Daniel Bertoncello, que vive no condomínio há dois anos.


Também nesse caso será necessário providenciar uma serie de adequações e correções. “Infelizmente a região de Ingleses não é totalmente atendida por esgoto, mas em todos os lugares em que a rede está instalada – ou seja, antes da ponte do rio Capivari, é obrigação dos proprietários providenciar a correta conexão”, disse o secretário Zancanaro.


Todas os casos de notificação têm prazo de 15 dias, prorrogáveis por mais 15, para promover as alterações necessárias.


Esta semana foi publicada a aprovação do novo aditivo de prazo do Programa Floripa Se Liga na Rede”, e com isso, as ações irão se estender até o dia 9 de maio. A meta é chegar a cerca de 35 mil ações. 


galeria de imagens