Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

13/02/2015 - Obras
Prefeito vistoria obras de corredor exclusivo
Anel viário terá 17 km e fará todo um contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha

foto/divulgação: Leandro Melo

Futuro corredor de ônibus terá 17 quilômetros

 

Na tarde desta sexta-feira de carnaval (13) o prefeito Cesar Souza Júnior realizou uma visita técnica nas obras que estão sendo executadas na Beira-mar Norte, onde futuramente será implantado o anel viário com um corredor exclusivo para ônibus, sendo a primeira grande obra de mobilidade da cidade.

Como obras iniciais para a implantação do corredor exclusivo para ônibus, neste primeiro momento dois trechos da avenida Beira-mar Norte serão concluídos, possibilitando assim a melhor fluidez do tráfego de veículos naquela que é a via de maior movimento da cidade.

As obras acontecem em dois trechos da avenida, no primeiro, que vai da altura do Direto do Campo até a sede da Polícia Federal, e o segundo do Titri até a altura da Secretaria Municipal de Saúde, em frente ao Shopping Iguatemi, na Trindade.

Nesta primeira fase, no primeiro trecho estão sendo executadas escavações e as retiradas das árvores. Na próxima etapa acontece a detonação das rochas localizadas na frente da casa do governador, onde as mesmas serão detonadas com argamassa expansiva. "Ainda neste trecho faremos o canal, a escavação e o reforço no local", informou o secretário de Obras, Rafael Hahne, que acompanhou a vistoria.

O prefeito ficou muito satisfeito com o andamento das obras nos dois trechos.

“É uma obra com grande impacto e que irá melhorar e muito a mobilidade no local e no entorno", disse ele, acrescentando que o início dos trabalhos “é fruto de quase dois anos de planejamento e busca de recursos”.

Além de melhorar o trânsito de veículos pelo local, as marginais da avenida Beira-mar Norte irão compor o anel viário que vai receber o primeiro corredor exclusivo para ônibus da história da Capital, principal obra de mobilidade urbana das últimas décadas na cidade.

Ao todo, o anel viário terá 17 km e fará todo um contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões, Prainha e retornando ao Centro.

Entre as melhorias que serão executadas, além da implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo e, dependendo do trecho, faixas preferenciais para o transporte público, o projeto prevê ainda: melhora nas calçadas ao longo da via, sistema de controle de semáforo integrado (ITS), sinalização horizontal e vertical, faixa para pedestres e abrigos de passageiros.

O prazo para conclusão total do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões.

O prefeito também esteve no Itacorubi, onde vistoriou a execução da pavimentação da rua Pastor William Schisler Filho, que está recebendo  avimentação asfáltica, drenagem, construção de calçadas e recuo para ônibus. Com recursos do PAC 2 - Programa Pró-Transporte, a obra está recebendo investimento de aproximadamente R$ 1.7 milhão.



galeria de imagens