Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

13/02/2015 - Habitação
Escadaria da José Boiteux em obras após o Carnaval
Além da recuperação dos degraus e colocação de corrimão, um novo trecho será construído a partir da Servidão Visual

foto/divulgação: Assessoria Habitação/PMF

Secretário Domingos Zancanaro percorreu o trajeto da Servidão Visual à rua José Boiteux

Há mais de 40 anos servindo aos moradores da comunidade, a escadaria da Rua José Boiteux vai receber melhorias a partir dos próximos dias. A construção de um trecho e recuperação da maior parte da escadaria, foram autorizadas pelo secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, que na manhã de sexta (13) percorreu todo o trajeto compreendido entra a Servidão Visual, no Mont Serrat, e a rua José Boiteux.  


Em companhia do engenheiro Rogério Miranda e do técnico Claudinei Pereira, o secretário avaliou trecho a trecho, e determinou que as obras comecem o mais rápido possível. “Esta é uma obra muito importante, que vai atender às necessidades de toda uma comunidade. São pessoas que utilizam a escadaria todos os dias para ir ao trabalho, à escola, ao médico, e são diretamente atingidas quando não há manutenção”, disse Zancanaro.


O primeiro trecho, que se inicia no alto do Mont Serrat, na Servidão Visual, será o mais complicado, principalmente no que diz respeito ao transporte de material. Um bom pedaço terá que ser construído, e o terreno íngreme e com muita inclinação vai dificultar o processo. “Naquele local não existe uma grande concentração de moradias, o que acaba funcionando como um elemento facilitador. Mas há essas questões, como a declividade acentuada e a existência de vegetação, que tornam essa obra bem trabalhosa”, explicou o secretário. A construção desta nova parte da escada vai facilitar o acesso pelo Mont Serrat para quem mora na região mais alta da escadaria.


A partir do trecho em que já existe escada e que se percebe uma maior concentração de moradias, o que será feito é a recuperação dos degraus, serviços de drenagem e colocação de corrimão. Nesse local, a colaboração da comunidade será fundamental para que o trabalho aconteça mais rapidamente. “Sabemos que obras sempre causam mudança de rotina e alguns transtornos, mas o resultado desse processo vai beneficiar muitas famílias”, concluiu o secretário Domingos Zancanaro. A notícia da reforma agradou aos moradores, que comentaram o longo período que a escadaria está sem manutenção.


De acordo com o secretário, as obras devem começar logo após o Carnaval.


galeria de imagens