Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

19/02/2015 - Habitação
Obras no Morro do Horácio mantêm ritmo
Em companhia da arquiteta da Prefeitura e de técnicos da STC, secretário visitou obras da via de acesso na comunidade

foto/divulgação: Assessoria Habitação/PMF

Equipe da SMHSA confere evolução dos trabalhos

O secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, fez visita ao Morro do Horácio, na tarde de quinta (19) para fazer uma vistoria nas obras da via de acesso que está sendo aberta na comunidade. A visita acabou se estendendo, também, para alguns pontos nos quais a comunidade solicitou trabalhos de recuperação ou benfeitorias.


“São pequenas intervenções que podemos agilizar para criar melhores condições de locomoção e acesso para a comunidade”, explicou o secretário, que na visita foi acompanhado por Adriano Santos Rodrigues, presidente da associação de moradores da comunidade.


A vistoria nas obras da via de acesso foi programada para verificar o andamento dos trabalhos e ajustar a localização de cinco casas que serão construídas no local. Elas serão a nova moradia de famílias que tiveram seus terrenos desapropriados para a construção da rua.


Com o projeto em mãos, o secretário, a arquiteta da Prefeitura, Juliana Hartmann Gomes, e os técnicos da STC Engenharia, estudaram algumas alternativas que terão agora sua viabilização verificada.


“Foi necessário construir muros de contenção maiores do que o projeto previa, e isso demandou um afastamento um pouco diferenciado para a locação das casas. Como uma decisão influencia diretamente a outra, foi necessário estudar a melhor forma de dispor as novas moradias, buscando não contrapor uma deliberação ao projeto e, ao mesmo tempo, encontrar a solução mais adequada para os moradores”, justificou o secretário Zancanaro, que se mostrou satisfeito com o progresso dos trabalhos.


Iniciando sua caminhada pela comunidade o secretário constatou a necessidade de reparos nos muros do canal, uma vez que as fortes chuvas ocorridas no período do Carnaval acabaram arrastando algumas pedras, ‘cavando’ buracos em determinados lugares. Dali, o secretário e o presidente da associação de moradores seguiram para a servidão Daniel Gomes Caldeira, onde existe uma escadaria com difícil acesso.


Segundo Adriano, moram ali três famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais, e algumas melhorias poderiam facilitar a locomoção para essas pessoas. “Como a servidão tem uma grande inclinação e é bastante estreita em vários pontos, não temos muitas alternativas para modificar o cenário. Mas o que for possível fazer – como a colocação de corrimão e regularização dos degraus – será feito”, afirmou o secretário.


O retorno foi feito pela servidão Olindina Lídia da Silva, e dali foram para a servidão Ana Xumadelo de Ramos, onde o compromisso é calçar a rua – o que acontece em breve – e melhorar o escoamento do canal.


A última parada foi na servidão Sidnei Marinho, que apresenta um problema de vazamento de esgoto. Também este problema será solucionado rapidamente. “A não ser pelo trabalho de calçamento na Ana Xumadelo,  as demais são pequenas intervenções, e na medida do possível vamos atender a essas demandas”, finalizou Zancanaro.


galeria de imagens