Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

12/03/2015 - Habitação
Habitação popular avança na Ilha e no Continente
Obras no Horácio e na Santa Vitória, além dos projetos do Minha Casa Minha Vida no Continente foram vistoriados

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Visita incluiu Residencial Jardim Atlântico, que integra o Programa Minha Casa Minha Vida

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, cumpriram na manhã desta quinta-feira (12) uma extensa agenda de visitas a obras em execução nas comunidades do Horácio e Santa Vitória, e aos empreendimentos que integram o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) em Florianópolis, os residenciais Jardim Atlântico e Ponta do Leal.


O roteirocomeçou no Morro do Horácio, na Agronômica, onde foram visitadas as obras de abertura de uma nova rua da comunidade, que facilitará o acesso e a locomoção dos moradores. É no final desta rua que se localiza um campinho, área na qual foi projetado um novo empreendimento do MCMV, com 96 unidades habitacionais. A abertura da via demandou a construção de um muro de contenção de grande dimensão, além do deslocamento de cinco famílias, cujas casas estavam localizadas no trajeto proposto para a via.


“Estas famílias serão beneficiadas com casas modulares. Enquanto as máquinas ainda trabalham na abertura da via, isso não pode ser feito, mas logo que a área fique liberada para as obras de infraestrutura, as unidades habitacionais começarão a ser construídas”, explicou o secretário Zancanaro.


Uma dessas moradoras é Cléa Waltrich, atualmente atendida pelo aluguel social. Mãe de três meninos e grávida de quatro meses de uma menina, Cléa conversou com o prefeito e o secretário sobre o prazo para a construção e entrega de sua nova moradia. “Fique tranquila que quando a sua filha nascer você estará na nova casa”, garantiu o prefeito.


Impressionado com a extensão da obra, Cesar Souza Junior ouviu do secretário explicações sobre as estruturas que integram o projeto: além da via e do residencial, está prevista, também, a construção de uma área de lazer.


Também no Morro do Horácio foi vistoriada a pavimentação da Servidão Ana Xumadelo de Ramos – que teve seu primeiro trecho concretado na semana passada, e terá o restante de sua extensão calçada com lajotas. Ali, o prefeito afirmou que teve boas surpresas.


“Nunca vi esse canal tão limpo, e percebemos que junto com as obras está havendo uma conscientização das pessoas. A melhor parte do nosso trabalho é o que vemos hoje aqui: ver a coisa acontecer, e um projeto sair do papel e se transformar em realidade”, disse Cesar Junior. “Com essas obras, estamos mudando a história da comunidade e melhorando a qualidade de vida dos moradores”, completou o secretário Zancanaro.


Toda a visita foi acompanhada pelo presidente da associação de moradores, Adriano Santos Rodrigues.


A parada seguinte foi na Vila Santa Vitória, onde também está sendo aberta uma nova via, que fará a ligação entre as ruas Visconde de Taunay e Joaquim Costa, passando pela rua Juvan Rocha. O presidente da associação de moradores, Mário Gomes, questionou o prefeito e o secretário a respeito do prazo de conclusão da obra.


“Tivemos uma redução no ritmo de trabalho, mas agora vamos agilizar o que está sendo feito, além de buscar mais recursos para novas iniciativas”, comentou o prefeito, que esteve em Brasília duas vezes nas últimas semanas.


De acordo com o secretário de Habitação, atualmente existem 23 frentes de trabalho no Maciço, e algumas obras tiveram uma interrupção porque foi necessário deslocar equipes para atender emergências provocadas pelas chuvas de fevereiro. “Agora, com a solução das últimas pendências relacionadas à realocação de moradores, poderemos acelerar esta obra no Santa Vitória”, afirmou o secretário.


Projetos no Continente


Saindo da Ilha, a programação previa visitas aos dois empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida em construção em Florianópolis, e desta etapa participaram também o representante da Caixa Econômica Federal, o gerente da área de habitação Sérgio Jank, e dois representantes da Incorporadora Vita, responsável pela construção dos dois residenciais.


O primeiro destino foi o Residencial Jardim Atlântico, empreendimento projetado para receber 78 famílias. Guiado pelo secretário de Habitação e pela engenheira Mayra Antunes, responsável pela obra, o prefeito Cesar Souza Junior visitou o interior de uma das unidades e ficou satisfeito com o andamento da obra e com o padrão de acabamento dos apartamentos.


De acordo com a engenheira Mayra, o residencial já está com mais de 60% das obras finalizadas, e a ideia é continuar imprimindo um ritmo intenso para alcançar, se possível, uma antecipação no prazo de entrega das unidades, que é no final de setembro.


Na Ponta do Leal, a comitiva conferiu a aceleração das obras, agora que foi finalizada a remoção da pedra que existia nos fundos do terreno. “A previsão era que a pedra teria 350 m³, mas no final acabamos tendo que remover quase 500 m³ de pedra. Isso provocou um atraso na continuidade desta obra, mas graças ao empenho da equipe estamos recuperando os prazos”, comentou o secretário Zancanaro.


Quando finalizado, o residencial Ponta do Leal terá quatro blocos e um total de 88 unidades habitacionais, todas com uma vista privilegiada, que foi conferida da laje de cobertura de um dos blocos. “Podem ter certeza de que este é o melhor projeto do programa Minha Casa Minha Vida faixa 1 do Brasil. É uma das vistas mais bonitas da cidade, e todos os envolvidos no projeto estão de parabéns. Ver os projetos andando dá um novo gás para a gente”, disse o prefeito.


O prazo para a entrega do residencial Ponta do Leal é fevereiro de 2016.